Denúncias contra delegado Protógenes Queiroz podem prolongar a CPI dos Grampos

É o delegado que comandou a Operação Satiagraha, que resultou na prisão de Daniel Dantas

Denúncias contra delegado Protógenes | Divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As denúncias contra o delegado Protógenes Queiroz deram um novo impulso à CPI dos Grampos, em Brasília. Uma reportagem da revista ?Veja? revelou um esquema de espionagem que teria sido montado pelo delegado para investigar autoridades ilegalmente.

Protógenes é o delegado que comandou a Operação Satiagraha, que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas. Suspeito de ter cometido abusos, o delegado é investigado pela Polícia Federal."

Nesta segunda-feira (9), o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), defendeu a prorrogação por mais 30 dias da CPI dos Grampos para investigar a denúncia da revista. Iniciada em 2007, a CPI tinha término previsto para este domingo (15).

Apesar de o relatório apresentado na semana passada por Nelson Pellegrino (PT-BA) isentar Protógenes, a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o banqueiro Daniel Dantas, Temer acredita que a prorrogação seria importante.

Na lista das autoridades supostamente espionadas estão o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, José Serra, o ex-ministro José Dirceu, os ministros Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Dilma Rousseff (Casa Civil) e o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho.

Protógenes nega. Em seu blog, o classificou as informações de ?mentirosas?. Para ele, a publicação da reportagem foi feita de ?forma bandida e irresponsável?.

Segundo a revista ?Veja?, os computadores continham 63 fotografias, 932 arquivos de áudio, 26 arquivos de vídeo e 439 documentos em texto com potencial ?para intimidar autoridades? ?todos obtidos de forma clandestina.

Segundo o delegado, os documentos foram obtidos de forma legal e diziam respeito a investigações da Satiagraha.

Reações

A direção da revista Veja reafirmou que os fatos narrados na reportagem são a reprodução fiel do que consta na investigação oficial da corregedoria de Polícia Federal em São Paulo.

O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, disse que a reportagem confirma a denúncia de que o Brasil vive sob ameaça de um estado policial.

O ex-presidente Fernando Henrique declarou que a espionagem passou do limite e que o governo tem de agir.

O governador de São Paulo, José Serra, cobrou um investigação sobre o caso.

O ex-ministro José Dirceu também condenou a ação do delegado e cobrou providências do governo e da Justiça.

A ministra Dilma Rousseff, o ministro Mangabeira Unger, e o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, não comentaram o assunto.

Os senadores Heráclito Fortes e Antonio Carlos Magalhães Júnior disseram que vão recorrer à Justiça contra o delegado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES