Exclusivo Deputada apresenta projeto polêmico proposto por vereador de Teresina

Na capital piauiense, o PL repercutiu e foi motivo de polêmica nas redes sociais.

Deputada apresenta projeto polêmico proposto por vereador de Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Duda Salabert (PDT/MG), apresentou nesta sexta-feira (02), um projeto de lei semellhante ao proposto pelo vereador da capital Teresina, Evandro Hidd, também do PDT. A proposta trata sobre a comercialização de bebidas e alimentos ultraprocessados. Na capital piauiense, o PL repercutiu e foi motivo de polêmica nas redes sociais.

Salabert quer alterar a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente para proibir a venda de bebidas e alimentos ultraprocessados. "Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, à criança até três anos de idade, sem justa causa, bebidas e alimentos ultraprocessados", diz o texto do PL.

A parlamentar quer ainda incluir a proibição da exibição de chamadas ou inserções publicitárias que incentivem o consumo de bebidas e alimentos ultraprocessados durante os programas destinados ao público infantil. Em caso de descumprimento, as penalidades variam entre multa, suspensão da propaganda e ainda a imposição de contrapropaganda, divulgada pelo responsável da mesma forma.

Na justificativa do projeto, Salabert defende que bebidas e alimentos ultraprocessados viciam, provocam malefícios à saúde e podem ser considerados uma ameaça global à saúde pública. "Estudos demonstram que as bebidas e alimentos ultraprocessados podem levar ao vício com risco de vida e que geram crises de abstinência capazes de produzir sintomas físicos e psicológicos similares aos experimentados por pessoas viciadas em substâncias químicas, tais como tristeza, irritabilidade, cansaço e desejo".

Já em Teresina, está em tramitação na Câmara Municipal o projeto de lei de autoria do vereador Evandro Hidd (PDT), que proíbe a oferta de "embutidos" e/ou ultraprocessados, mas de forma mais direcionada. O vereador que impedir a presença de tais alimentos na composição da merenda de escolas e creches da Rede Pública da capital piauiense.  A informação foi destacada pela jornalista Cinthia Lages

"O objetivo do referido Projeto de Lei é tornar o lanche mais saudável, tendo em vista que o consumo excessivo desses processados em alimentos está associado ao desenvolvimento da obesidade infantil, reduzindo a expectativa de vida e aumentando a incidência de doenças como hipertensão e diabetes. Além disso, é uma forma também de fortalecer ainda mais a presença de nutricionistas nas equipes que cuidam da merenda escolar na Rede Municipal de Ensino", disse o vereador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES