Deputada quer adiar cobrança de imposto de mineradoras

O indicativo apresentado pela parlamentar ainda descreve

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada estadual Liziê Coelho (PTB) apresentou indicativo de projeto de lei na última semana versando sobre a concessão de incentivos à exploração de petróleo e gás, nisso, a matéria se embasa no diferimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Transportes e Comunicação) nas operações do tipo.

Nesse âmbito, Coelho explicitou sua justificativa esclarecendo que o indicativo não concede isenção do imposto, apenas adia a cobrança para a etapa de circulação da mercadoria. Com tal dispositivo, o principal objetivo da matéria condiz com a atração de novas empresas, dinamizando a economia do Piauí, possibilitando a geração de emprego e renda, polos imprescindíveis para o crescimento. “O incentivo a empresas de grande porte para se instalarem no nosso Estrado para a exploração de gás natural e petróleo é um investimento que irá trazer grandes benefícios para o nosso Estado, tendo em vista que irá gerar emprego e renda”, detalhou.

O indicativo apresentado pela parlamentar ainda descreve como se daria o processo, impondo que o diferimento do ICMS será concedido às empresas na importação do exterior de máquinas, equipamentos, peças, acessórios, materiais de uso e consumo, insumos, matérias-primas e outros bens. O benefício inclui o ICMS incidente nas operações de transporte intermunicipal e interestadual dos bens e nas operações realizadas por consórcios. As empresas interessadas deverão apresentar requerimento à Secretaria de Fazenda para obter o benefício. Agora, a matéria segue para apreciação técnica e em seguida será levado ao Plenário, caso aprovada, necessitará da anuência do governador Wellington Dias (PT) para ser implantada efetivamente.

Ações - As pautas condizentes ao desenvolvimento das empresas focadas em energias renováveis no Piauí também recebem atenção especial da parlamentar; com essa missão, Liziê Coelho apresentou inclusive o indicativo que concede incentivos fiscais para fabricantes de equipamentos voltados a produção de energias renováveis se instalarem no Piauí. Com a proposição, a perspectiva é que toda a cadeia produtiva fique centrada no Estado, eliminando a necessidade de importar o material, tal abstração visa aumentar a geração de emprego e renda nos municípios onde os empreendimentos estão em funcionamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES