Deputado denuncia uso político do “Luz Para Todos” no Piauí

Segundo o deputado, os prefeitos estariam cometendo um crime grave, ao propor o cadastramento das famílias pelas prefeituras

"Luz Para Todos" no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O líder do Governo, deputado Cícero Magalhães (PT), denunciou hoje (12) na Assembléia Legislativa, que prefeitos estariam usando o Programa Luz Para Todos ?de forma irresponsável?, tentando tirar dividendos políticos das obras de energia realizadas pelo governo federal.

Segundo o deputado, os prefeitos estariam cometendo um crime grave, ao propor o cadastramento das famílias pelas prefeituras, quando sabem que não é competência deles fazer a seleção de quem será beneficiado com a instalação da energia.

?Justamente os críticos do programa, que sempre duvidaram de que as obras de energia chegariam sem suas cidades; que criticavam, duvidavam, diziam que o governo não levaria as obras, são os mesmos que hoje vivem iludindo a população, dizendo que as instalações de energia são executadas pela prefeitura, como em Canto do Buriti. A empresa ganhou a concorrência para universalizar a energia no município e o secretário de Obras de lá chamou as associações de moradores e, junto com a empresa Venâncio/Majestosa, disse que a prefeitura é que estava cadastrando as famílias para realizar as obras. Isso é falso, é enganação?, alertou.

O deputado Antonio Uchôa (PDT) disse que o Programa Luz Para Todos, um dos mais abrangentes e de maior alcance social do atual governo e que leva a energia elétrica a todos os cidadãos do país não pode ser usado com fins eleitoreiros.

?Muitos oportunistas estão tentando se promover politicamente com o programa. A Cepisa tem orientado as empresas para, quando chegarem às cidades, procurar as associações, os sindicatos de trabalhadores rurais, para que o programa alcance a todos. Não precisa ira atrás a prefeitura para cadastrar ninguém?, explica Uchôa.

O deputado Xavier Neto (PR) disse que gestores que agem da forma como o prefeito de Canto do Buriti são ?corrupião?, pássaro que não constrói ninho e ocupa o ninho de outras aves.

?Tomei conhecimento dessa gaiatice lá em Canto do Buriti. Quero lembrar que o único padrinho do programa, não é ninguém senão o presidente Lula. Foi ele o criador do programa que está fazendo as ligações. Ele (Lula) é o pai do programa, como é pai do Brasil Sorridente, que está botando chapa na boca de todo mundo?, acrescentou.

O deputado Valério Carvalho (PDT) lembrou que o programa está atrasado por conta do escândalo da Construtora Gautama, o que provocou enorme desgaste aos governos Lula e Wellington Dias. ?Nós pagamos o pato quando houve o atraso e hoje querem se apropriar de um programa que é federal?.

O líder governista disse que não é contra os prefeitos, ?mas não vamos ficar calados quando o gestor propor cadastramento de famílias na zona rural para o Programa Luz Para Todos. Isso é uma grande mentira. A população não precisa ter medo, se não for incluída nesses cadastros. Não existe isso. A empresa que ganha a concorrência já sabe quantas ligações deve fazer. E quem será beneficiado?, ressaltou.

Cícero Magalhães tentou, mas não conseguiu contato com os empresários das empresas Construtora Venâncio Ltda., em Juazeiro (BA) e Majestosa Engenharia Elétrica e Civil, para saber sobre o suposto cadastramento de famílias pela prefeitura de Canto do Buriti. O consórcio Venâncio/Majestosa venceu a licitação centralizada 2, para executar o lote XI, que compreende 843 ligações de energia.

?Vamos tentar um novo contrato com a empresa Venâncio/Majestosa e, se não conseguirmos, vamos denunciar ao Ministério Público para que adote as providências cabíveis contra os gestores que estão mentindo para o povo?, prometeu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES