Deputado Douglas Garcia hostiliza Vera Magalhães e é expulso de debate

O deputado expôs que “fez um questionamento válido à Vera Magalhães sobre o contrato com a TV Cultura e sobre as críticas costumeiras tecidas por ela ao Presidente da República”.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) hostilizou a jornalista Vera Magalhães, nesta terça-feira (13), após o debate da TV Cultura entre candidatos ao governo de São Paulo.

Segundo os vídeos publicados nas redes sociais de ambos, Garcia vai até a jornalista e pergunta: “Vera, você assinou um contrato de meio milhão de reais para falar mal do presidente da República?” O valor se refere ao seu contrato anual com a Cultura. Após isso, ela chama a segurança e ele profere ofensas, afirmando que ela é uma “vergonha” para a profissão.

Deputado Douglas Garcia (Republicanos-SP) ataca a jornalista Vera Magalhães (Foto: Reprodução)

“Este senhor é deputado estadual bolsonarista em São Paulo. Se chama Douglas Garcia. Veio me xingar, me agredir, enquanto eu estava sentada no debate. É assim que essas pessoas tratam a imprensa”, declarou Vera.

“Você é deputado e veio para fazer essa palhaçada?”, questiona Vera posteriormente. “Eu tenho vergonha na cara, o contrato é de R$ 200 mil, eu publiquei e você sabe”, continua.

O deputado Douglas Garcia expôs que “fez um questionamento válido à Vera Magalhães sobre o contrato com a TV Cultura e sobre as críticas costumeiras tecidas por ela ao Presidente da República”.

“A jornalista reagiu com agressividade, tocou em seu rosto e chamou os seguranças para retirá-lo. Um dos seus amigos jornalistas agrediu o Deputado, tomando o celular de sua mão, jogando ao chão e o xingando de “filho da p***”, continua Garcia.

Já Vera, em manifestação sobre o ocorrido, alega que desde o último debate presidencial na Rede Bandeirantes, em 28 de agosto, quando esteve envolvida em uma confusão com o presidente Jair Bolsonaro (PL), está “sofrendo ataques violentos e virulentos de uma base bolsonarista autorizada pelo Presidente da República, porque ele me atacou e essa base se sente autorizada a repetir os ataques.”

“Eu vou registrar um boletim de ocorrência contra um deputado que usou um convite para um debate, um convite que ele recebeu do staff do candidato Tarcísio Freitas, ele usou isso para me acossar, para me ameaçar, para me filmar, para achar que iria me intimidar, para me xingar quando eu estava sentada exercendo a minha profissão, isso não é aceitável, isso é inadmissível, isso não configura democracia”, explica.

Garcia era convidado do ex-ministro da Infraestrutura e candidato ao governo paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Também pelas redes sociais, ele publicou uma mensagem dizendo lamentar “profundamente e repudio veementemente a agressão sofrida pela jornalista Vera Magalhães enquanto exercia sua função de jornalista durante o debate de hoje.”

“Essa é uma atitude incompatível com a democracia e não condiz com o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa”, finalizou Tarcísio.

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, expressou “repúdio total ao ataque covarde sofrido pela jornalista Vera Magalhães pelo deputado Douglas Garcia em uma clara tentativa de ataque à liberdade de imprensa, método bolsonarista de intimidação contra a democracia.”

O atual governador e candidato à reeleição pelo PSDB, Rodrigo Garcia, foi na mesma linha. “Meu total repúdio ao ataque covarde que a jornalista Vera Magalhães sofreu, após o debate da TV Cultura, vindo de um sujeito que não representa os valores democráticos nem o povo de São Paulo. Minha solidariedade a você, Vera.”

Diretor de jornalismo da TV Cultura defende Vera Magalhães

Leão Serva, diretor de Jornalismo na TV Cultura e âncora do debate, precisou intervir durante a discussão entre o deputado Douglas Garcia (Republicanos-SP) e a jornalista Vera Magalhães, tomando o celular das mãos do parlamentar e atirando-o no chão. Num vídeo no Twitter, Serva explicou sua atitude afirmando que a jornalista está sendo perseguida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES