Deputado mais votado no Ceará e outros 3 do PL são cassados por fraude

A decisão ainda pode ser objeto de recurso, portanto, a composição da Assembleia Legislativa não será alterada imediatamente.

Deputado mais votado no Ceará e outros 3 do PL são cassados por fraude | Reprodução/Diário
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu pela cassação da chapa de candidatos a deputado estadual do PL Ceará, devido a fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. A cassação afeta quatro parlamentares eleitos que faziam parte dessa chapa. A decisão ainda pode ser objeto de recurso, portanto, a composição da Assembleia Legislativa não será alterada imediatamente.

Essa é a primeira vez que uma chapa de candidatos a deputado estadual é cassada no Ceará por fraude à cota de gênero. Entre os deputados cassados estão Alcides Fernandes, Dra. Silvana, Marta Gonçalves e Carmelo Neto, este último sendo o mais votado na disputa pelo cargo no ano anterior.

Os parlamentares cassados indicaram que pretendem recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará e acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao recorrer para o TSE, eles buscarão reverter a cassação e contestar a decisão tomada pelo TRE estadual. O TSE é o órgão máximo da Justiça Eleitoral no Brasil e é responsável por julgar recursos e demandas eleitorais em nível nacional. 

O julgamento das quatro ações contra o PL Ceará teve início no dia 16 deste mês no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará. Durante o julgamento, a maioria dos membros do tribunal votou pela cassação do diploma dos deputados estaduais e suplentes do partido. No entanto, o presidente do TRE, desembargador Inácio Cortez, solicitou vistas do processo, adiando a conclusão do julgamento para o final de maio. O pedido de vistas permite ao presidente do tribunal analisar o caso mais detalhadamente antes de emitir sua decisão final. 

No desfecho do julgamento das quatro ações contra o PL Ceará por fraude à cota de gênero, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, desembargador Inácio Cortez, proferiu seu voto contra a cassação da chapa de candidatos. Em sua argumentação, Cortez destacou a "ausência de conteúdo probatório contundente e robusto" que comprovasse a fraude à cota de gênero por parte do PL Ceará.

A Justiça Eleitoral analisou quatro ações que denunciavam candidaturas fictícias de mulheres ao cargo de deputado estadual, apresentadas pelo PL Ceará apenas para cumprir a legislação que exige que, no mínimo, 30% das candidaturas sejam do gênero minoritário – historicamente, candidaturas femininas. 

Nos processos, são citados indícios de, pelo menos, seis candidaturas fraudulentas. Entre os elementos citados, está a votação inexpressiva das candidatas e a ausência de atos de campanhas – sejam presenciais ou por meio das redes sociais. Também são citadas as prestações de contas, que não possuem receitas e despesas, por exemplo. 

Durante o processo, duas das mulheres registradas como candidatas, Maria Meirianne de Oliveira e Marlúcia Barroso Bento, prestaram depoimento afirmando que não haviam consentido com suas candidaturas pelo PL Ceará. Elas alegaram que o partido teria utilizado sua documentação e fotos, que foram apresentadas quando elas eram candidatas a vereadora de Fortaleza em 2020.

Além disso, ambas afirmaram terem trabalhado na campanha de outro candidato a deputado estadual, filiado ao partido União Brasil. O desembargador Raimundo Nonato da Silva Santos, relator do caso, votou pela improcedência das denúncias. Ele argumentou que não havia "provas robustas" da fraude à cota de gênero e citou supostas contradições nos depoimentos das candidatas, além de mencionar o fato de elas não terem obtido votação nula em 2022.

Esses elementos, como depoimentos contraditórios e a ausência de votação nula, foram apresentados pelo relator como fundamentos para sua posição de que não houve comprovação suficiente da fraude à cota de gênero.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES