Exclusivo Deputado propõe o fim de segurança particular a ex-Presidentes da República

A medida, se aprovada, deve afetar todos os ex-chefes do executivo nacional que recebem tal benefício.

Deputado propõe o fim de segurança particular a ex-Presidentes da República | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Marcos Soares (União/RJ) apresentou, nesta quinta-feira (18), um projeto de lei que propõe acabar com medidas de segurança concedidas, em caráter exclusivo, aos ex-Presidentes da República. A medida, se aprovada, deve afetar todos os ex-chefes do executivo nacional que recebem tal benefício.

A proposta de Marcos Soares é revogar a Lei a Lei 7474, de 1986, que, entre outros pontos, disponibiliza para todos os presidentes que passam pelo Palácio do Planalto os serviços de quatro servidores, destinados a sua segurança pessoal, além de dois veículos oficiais com motoristas.

De acordo com o parlamentar, o projeto se faz necessário, em primeiro lugar, tendo em vista que a concessão de privilégios a ex-presidentes é incompatível com o princípio republicano, que preza pela igualdade entre todos os cidadãos perante a lei.

Além disso, a manutenção dessas regalias é um ônus desnecessário para os cofres públicos, tendo em vista que o povo não pode ser obrigado a arcar com tais custos quando há um número expressivo de pessoas em situação de pobreza. É preciso lembrar que o dinheiro público deve ser utilizado em benefício da sociedade como um todo, e não apenas para atender a interesses particulares.

O deputado lembra ainda que tais "regalias" não são vistas em outros países, destacando que ex-presidentes normalmente costumam receber apenas uma aposentadoria após deixarem os mandatos. "Em muitos casos, ex-chefes de Estado recebem apenas uma aposentadoria, sem direito a benefícios extras. Essa é uma medida que contribui para a redução dos gastos públicos e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", diz no PL.

Ainda na justificativa, o deputado afirma que o Brasil passa por momentos difíceis e que precisa criar formas de reduzir gastos públicos. "É necessário lembrar que o Brasil enfrenta altos índices de desemprego e desigualdade. Nesse contexto, é ainda mais urgente que sejam tomadas medidas para reduzir os gastos públicos e direcionar recursos para áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança pública".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES