Deputado quer passagens aéreas gratuitas e descontos para idosos no Brasil

O PL altera o art. 40 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa.

Deputado quer passagens aéreas gratuitas e descontos para idosos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Luciano Alves (PSD/PR) apresentou, na última sexta-feira (19), um projeto de lei com o objetivo de assegurar passagens aéreas gratuitas e descontos para a pessoa idosa no Brasil. O PL altera o art. 40 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa.

A proposta é que seja feita a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo no sistema coletivo interestadual e 2 (duas) vagas gratuitas por aeronave com mais de 100 assentos no sistema de transporte aéreo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimo. O PL também propõe um desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens no sistema de transporte aéreo e no sistema coletivo interestadual para as pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.

O projeto de lei apresentado pelo deputado visa assegurar que os idosos tenham acesso a benefícios especiais no transporte aéreo, com o objetivo de promover a inclusão e facilitar a mobilidade dessa parcela da população. A proposta busca atender às necessidades e demandas específicas dos idosos, reconhecendo a importância de garantir sua dignidade e direitos.

Caso o projeto de lei seja aprovado, haverá mudanças significativas no acesso aos serviços de transporte aéreo por parte dos idosos no país. Serão estabelecidos critérios e condições para que possam usufruir de passagens gratuitas ou com descontos em voos domésticos, ampliando assim suas possibilidades de locomoção e permitindo que participem de atividades diversas, como visitar familiares, turismo e tratamentos de saúde.

O parlamentar reforça ainda em sua justificativa que, "além de ser extremamente benéfico para a saúde física e mental do idoso e ser uma ótima opção de lazer, o ato de viajar também é uma das melhores maneiras de fazer com que relaxem e criem memórias inesquecíveis. A pessoa idosa de baixa renda também merece viver essas experiências", diz no texto.

Por conta de passarem muito tempo sozinhos em casa, alguns idosos sentem-se solitários e desanimados para se socializar. Os familiares não visitam com tanta frequência e os amigos, muitas vezes, não estão mais por perto. Durante uma viagem, a chance de se obter contato com novas pessoas e construir novos relacionamentos e amizades cresce consideravelmente, principalmente quando se trata de um passeio em grupo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES