Deputados aprovam Projeto 'bolsa-arma' para mulheres vítimas de violência

Projeto institui bolsa, no valor de R$ 2 mil, para aquisição de arma de fogo por mulheres goianas vítimas de violência.

Deputados aprovam Projeto 'bolsa-arma' para mulheres vítimas de violência | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deputados aprovaram em segunda votação, nesta terça-feira (13), em Goiânia, o projeto conhecido como "bolsa-arma", que institui um auxílio para a aquisição de arma de fogo, com uso permitido, para mulheres vítimas de violência doméstica ou ocorrida em razão de ser mulherPara entrar em vigor, a bolsa precisa ser sancionado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). 

O projeto de lei foi apresentado inicialmente em maio de 2020, pelo deputado Major Araújo (PL). A matéria foi aprovada em primeira fase no último dia 8 e em segunda nesta terça-feira. Ao g1, o parlamentar classificou o caso como uma "medida extrema" necessária para reforçar o combate a violência contra a mulher.

Deputados aprovam Projeto 'bolsa-arma' para mulheres vítimas de violência (Foto: Foto: John William/TV Anhanguera)PROPOSTA

Conforme o projeto, o auxílio é de R$ 2 mil e deve ser pago em uma única parcela. De acordo com a proposta, mulheres que foram vítimas de violência doméstica ou violência ocorrida “em razão de ser mulher” podem requerer o auxílio a partir do indiciamento do autor do crime.

REQUISITOS PARA SOLICITAR:

Ter mais de 21 anos de idade; Residir em Goiás há pelo menos 3 anos (comprovação por documentos); Não ter passagem policial pela prática de crimes; Comprovar saúde psiquiátrica e psicológica; Ter preparo para manusear arma e habilitação em tiro, ministrada gratuitamente pelo estado de Goiás; Não ter outro registro de arma de fogo.

MEDIDA EXTREMA

Como justificativa do projeto, o parlamentar escreveu que “a quantidade de crimes perpetrados contra a mulher clama por medidas legais que contribua de fato para a minimização desses crimes”. Segundo ele, o projeto é uma medida extrema no combate à violência.

Por meio das redes sociais, o parlamentar comemorou a votação. “GRANDE DIA! A Assembleia legislativa aprovou nosso projeto de lei nesta terça-feira. Uma bolsa para aquisição de arma de fogo por parte de mulheres vítimas de violência doméstica ou em razão de ser mulher!”, disse Major Araújo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES