Deputados buscam consenso para aprovação do Fundo de Segurança

João de Deus (PT) incorporou a ideia do parlamentar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A criação do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP) entrou novamente em pauta na tarde de ontem na Assembleia. Prestes a ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto tem o apoio e respaldo do Governo do Estado e também responde aos anseios de parte da oposição. O ponto divergente, contudo, condiz pela destinação dos recursos do fundo, sendo que na sua proposta original abarcaria apenas a Secretaria de Segurança.

Nesse sentido, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) usou a tribuna da Casa para pedir a atenção dos deputados em torno da emenda de sua autoria que propõe 30% do montante arrecadado na iniciativa para a Secretaria de Justiça, primordialmente para a contribuição no sistema penitenciário piauiense. Neste sentido, a gestão seria compartilhada pelas duas pastas. “A proposta é que houvesse uma alternância, com todos os órgãos contemplados no Conselho. É importante que o conjunto da segurança seja olhado como um todo”, sugestionou.

Líder governista, o deputado João de Deus (PT) incorporou a ideia do parlamentar, indicando que a ação será primordial para ajudar a minimizar o déficit no número de vagas nas unidades prisionais, ajudando ainda na ressocialização dos egressos do sistema. “Concordo 100% com o projeto, esse é um debate que a gente precisa ampliar, inclusive já falei com o deputado Robert Rios (presidente da CCJ)”, disse. Nesse sentido, haveria uma ideia de criar o Fundo de Justiça, contudo a hipótese foi descartada pelo representante do governador na Casa.

A dúvida, contudo, foi suscitada pelo deputado Antônio Félix (PSD), convergindo para a impossibilidade da gestão do fundo ser compartilhada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES