Deputados cobram cronograma para retomada de cirurgias eletivas no Piauí

Também participaram da audiência representantes do Conselho Estadual de Saúde, OAB-PI, Hospital Universitário e Hospital Getúlio Vargas

Deputados cobram cronograma para retomada de cirurgias eletivas no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos encaminhamentos da audiência pública realizada nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa, foi um plano de retomada gradual das cirurgias eletivas no Piauí, seguindo a disponibilidade de leitos de UTI disponíveis na rede de saúde. Na oportunidade, a deputada Teresa Britto (PV) e o deputado João de Deus (PT), proponentes da audiência, cobraram um cronograma por parte da Sesapi para que a retomada das cirurgias eletivas e de urgência no Estado seja efetivada.

São mais de 4 mil pacientes que aguardam cirurgias no Piauí, sendo mais de 1.700 de ortopedia. Entendemos a situação da Covid-19 no Estado e em todo o mundo, mas também há várias outras enfermidades que precisam de atenção do Poder Público. Agora, vamos acompanhar esse plano gradual de retomada pela Sesapi, que precisa de um cronograma e metas viáveis. Não é o ideal, mas já é uma luz no fim do túnel para milhares de pacientes que necessitam”, diz a deputada Teresa Britto.

Deputada Teresa Britto durante audiência (Foto: Ascom)

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou que, no período de setembro de 2020 a março de 2021, o Piauí retomou as cirurgias eletivas, mas, por conta do agravamento da pandemia, foi preciso suspender os procedimentos.

“Mesmo com a paralisação, alguns setores como neurologia, cardiologia e oncologia foram mantidos. Agora, precisamos ter a desocupação dos leitos que estão sendo utilizados no pós-operatório para retomar, de maneira gradual, as cirurgias eletivas”, explica.

Como encaminhamento, também foi deliberado à Sesapi um cronograma para a realização das cirurgias eletivas, bem como a organização da rede de saúde para que os procedimentos também sejam feitos nos hospitais regionais do Estado.

Também participaram da audiência representantes do Conselho Estadual de Saúde, OAB-PI, Hospital Universitário, Hospital Getúlio Vargas e demais entidades ligadas à área da saúde no Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES