Deputados comemoram medidas anunciadas para transporte público

Franzé Silva e Fábio Novo aprovam medidas anunciadas pelo governador Rafael Fonteles.

Franzé Silva | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), elogiou o governador Rafael Fonteles (PT) pelas medidas anunciadas que devem ajudar a resolver a crise do transporte público de Teresina. Segundo o parlamentar, elas são um indicativo de que os diálogos feitos pelos deputados nos últimos dias vão dar resultado para a população.

“Levamos ao governador as sugestões ouvidas do setor laboral e do setor patronal e, ontem, nosso governador nos surpreendeu com uma boa notícia”, afirmou Franzé Silva. 

Entre as medidas anunciadas estão a redução de 50% no ICMS do óleo Diesel para ônibus que realizam o transporte coletivo municipal, a isenção total do IPVA para novos ônibus utilizados no setor e o pagamento, por parte do Governo do Estado, do valor correspondente a subsídios, como o garantido por lei aos estudantes.

Leia Mais

Franzé Silva indicou que essas ações resolvem mais da metade do déficit que o sistema de transporte público possui atualmente. Foi apresentado pelas categorias que os valores chegariam a R$ 5 milhões e espera-se que as medidas do Executivo estadual consigam suprir quase R$ 3 milhões do déficit. Com isso, cerca de 300 ônibus podem voltar a circular em Teresina.

A expectativa, a partir de agora, é que a prefeitura da capital trabalhe para garantir que o restante do problema seja solucionado. “Esperamos, agora, que o prefeito Dr. Pessoa possa fazer a parte dele e acabar com o sofrimento que as pessoas passam na cidade de Teresina em relação à condução através do transporte público”, cobrou Franzé Silva.

Deputado Franzé Silva (Divulgação)

Líder do Governo

Líder do Governo na Assembleia, o deputado Fábio Novo (PT) afirmou que o governador dará sua contribuição para crise no transporte público de Teresina.

O governador pode influenciar na redução do imposto estadual de ICMS do combustível e foi anunciado redução de 50% do valor do ICMS, comunicou que vai zerar IPVA para aquisição de ônibus novos e vai pagar a gratuidade dos servidores estaduais com direito a gratuidade, bem como complementar pagamento da passagem dos estudantes da rede estadual.

"Agora é preciso que haja organização e controle de quem opera o sistema e coloque a frota para funcionar  e atender a população", afirmou.

Ele informou que governador vai receber os deputados e vereadores. "Governador já anunciou as medidas e cabe a nós aqui, na Assembleia, analisar e aprovar. Essa vai ter apoio da maioria dos parlamentares, tanto da base do governo quanto da oposição oposição.  Esse tema unifica é já conversei com as bancadas e todas estão animadas para votar a matéria no tempo mais rápido possível", disse.

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES