Deputados estaduais analisan resultado do inverno no Piauí

Os prejuízos foram maiores para a malha rodoviária do Estado

Deputados estaduais analisan resultado do inverno no Piauí | Montagem/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas que ca?ram este ano no Estado do Piau? trouxeram resultados diferenciados nas regi?es do Estado, ora porque chegaram tarde, quando n?o havia mais tempo para replantio do que foi perdido, ora porque causaram estragos no que j? estava no ponto da colheita. Os benef?cios foram maiores no ac?mulo de ?gua e na cria??o de pastagem para os rebanhos. Os preju?zos foram maiores para a malha rodovi?ria.

Os parlamentares tiveram impress?es diferentes tamb?m, mesmo lamentando os estragos e a situa??o dos desabrigados da Regi?o Norte, deputados que representam a regi?o do semi-?rido ficaram alegres com o ac?mulo de ?gua nas barragens.

Para o deputado Edson Ferreira (DEM), o ac?mulo de ?gua representa o maior benef?cio no semi-?rido como um todo, pois sangraram todos os reservat?rios, exceto o a?ude Petr?nio Portella, em S?o Raimundo Nonato. Ele n?o acha que o a?ude deixou de sangrar porque tivesse sido feito em ponto inadequado da bacia hidrogr?fica. "As chuvas n?o foram suficientes. Em S?o Jo?o do Piau? a barragem Jenipapo ? maior e mais nova, e j? sangrou tr?s vezes" - frisou.

Na regi?o de Oeiras as chuvas serviram mais para alegrar o homem do campo, renovando suas esperan?as de um futuro melhor. Em termos de ac?mulo de ?gua os benef?cios n?o s?o grandes, uma vez que o munic?pio n?o tem problemas de abastecimento. O a?ude Salinas, com capacidade para 358 milh?es de metros c?bicos, encheu, mas n?o ter? grande aproveitamento, uma vez que n?o existe estrutura para irriga??o. "Em volta dele n?o se plantou um p? de goiaba" - desabafou.

Inverno trouxe ?nimo aos pecuristas no Piau?

No sul do Estado, sobretudo na regi?o de Corrente, os benef?cios do inverno foram para a pecu?ria. A longa estiagem de 2007 provocou a morte de dez mil cabe?as de gado. L? n?o h? problema de abastecimento d??gua, o que n?o afasta a necessidade de se constru?rem reservat?rios, uma vez que os estudos apontam para novas estiagens - destacou o deputado Jo?o Madison (PMDB).

Ainda de acordo com o deputado Jo?o Madison, a lavoura se beneficiou das fortes chuvas deste ano, sobretudo nos campos de produ??o de soja. Contudo, causaram problemas para o escoamento da produ??o, uma vez que as estradas foram danificadas, algumas com interrup??o do tr?fego.

Regi?o norte teve preju?zos e benef?cios no Piau?

No Norte do Estado os problemas s?o mais graves em rela??o a desabrigados. O deputado Ant?nio F?lix (PPS) informou que em Campo Maior cerca de sete mil pessoas ficaram desabrigadas, as quais passaram a depender de ajuda da Prefeitura e da Defesa Civil do Estadual. Ele disse que o prefeito Jo?o F?lix tem se mostrado h?bil na assist?ncia, buscando inicialmente o apoio da sociedade, que est? sendo solid?ria. At? o momento, da Defesa Civil distribuiu 720 cestas de alimentos e 200 colch?es. Aguarda-se o envio de novos socorros. Em termos de habita??o, 500 casas foram atingidas, 300 com desabamento total. A reconstru??o dever? ser feita com os recursos anunciados pelo Governo Federal - frisou.

O grande benef?cio das chuvas na regi?o de Campo Maior foi o ac?mulo de ?gua e a gera??o de pastagem. S? no rio Jenipapo onze barragens sangraram, incluindo-se a maior delas, a dos Corredores, que desde a sua constru??o, em 2001, nunca tinha enchido. A situa??o ? quase a mesma nas demais cidades da regi?o, sendo que, em Campo Maior, um trabalho preventivo de longo prazo evitou o surgimento de doen?as respirat?rias casos de dengue, pelo menos at? o momento.

No munic?pio de Parna?ba, segundo informou o deputado Deusimar Brito (Terer? - PSDB), as chuvas n?o alteraram muito a rotina da agricultura, uma vez que n?o existe problema de falta de ?gua. As lagoas sempre se mantiveram em n?veis regulares, sendo que a do Portinho, ultimamente afetada pelas dunas e com pouca ?gua, ficou com um volume consider?vel.

Terer? afirmou que os alagados de Parna?ba s?o em torno de 900 pessoas, as quais n?o est?o sendo atendidas satisfatoriamente, pela Prefeitura e p



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES