Deputados organizam força-tarefa para votação de projetos na ALEPI

O objetivo do esforço concentrado na Assembleia Legislativa é votar todos os projetos constantes da pauta ainda não analisados até o final do ano

Deputados organizam força-tarefa para votação de projetos na ALEPI | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados mantêm uma agenda movimentada de reuniões na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A ação faz parte do esforço concentrado para votar todos os projetos ainda não analisados que constam na pauta até o final do ano. Para isso, o encerramento do período legislativo foi prorrogado para o dia 30 de dezembro.

“Existe já uma tradição na Casa de que todos os deputados, com matérias, que são deputados relatores, tragam suas matérias para a gente tentar fazer uma pauta que a gente costuma dizer limpar a pauta”, explica o deputado Fábio Novo (PT). Ele destaca que esse esforço começou ainda esta semana com a votação de cerca de 30 matérias nas comissões técnicas.

Deputados organizam força-tarefa para votar projetos na próxima semana - Foto: Alepi

O líder da bancada do Governo, Francisco Costa (PT), cita alguns projetos importantes que ainda estão pendentes de análise. Um deles é a Lei Orçamentária Anual de 2022. Segundo o parlamentar, a Alepi vai aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre mandado de segurança impetrado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí contra o Executivo estadual para analisar o projeto em Plenário.

Outra matéria que ainda está em diálogo, de acordo com Francisco Costa, é o Projeto de Resolução 04/2022 que altera o procedimento de votação para a Mesa Diretora da Alepi. “Existem ainda divergências na Casa sobre qual a condução a ser feita, por isso os deputados acharam por bem ainda ampliar o diálogo para que possa amadurecer”, afirma o parlamentar.

A busca de um entendimento entre todos os deputados com transparência para os piauienses acerca do tema é um dos focos do Coronel Carlos Augusto (MDB). "Neste momento, somos 30 eleitores e torcemos pelo entendimento nesta Casa. E como toda votação, eu defendo uma votação aberta. Por mim, não existiria uma urna de votação na Assembleia. Aqui precisamos dar transparência a todas as votações que são de interesse da população", destaca o deputado.

O deputado Marden Menezes (Progressistas) já se mostra contrário à realização de eleição unificada da Mesa Diretora para os dois biênios da próxima legislatura. “Eu entendo que as eleições devem ser organizadas, cada uma em seu tempo. São dois biênios. Agora se realiza a eleição para o primeiro biênio e daqui a dois anos para o segundo biênio”, defendeu o líder da bancada de oposição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES