Deputados questionam inclusão de concurso público na LDO 2023

LDO dá o regramento para o Orçamento de 2023 e traz cenários e projeções para o que se espera no próximo ano.

Audiência pública discute orçamento | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Equipe da Secretaria do Planejamento participou, na Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), da audiência pública para apresentação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023. Participaram os analistas e a superintendente de Orçamento e Cooperação Técnico-Financeira, Edilene Facundes, que apresentou o documento aos deputados presentes.

De acordo com Edilene Facundes foram expostos os tópicos mais relevantes da matéria que são norteadores para o Orçamento de 2023. “Além disso, apresentamos alguns anexos importantes, como o de Metas Fiscais, de Riscos Fiscais e o de Metas e Prioridades, este último mostra as principais entregas e prioridades para o exercício seguinte, que foram trabalhadas com todas as setoriais do governo, durante o processo de elaboração, quando ocorreu o apoio e a consolidação na Seplan”, explicou.

Audiência Pública discute LDO 2023 (Ravena Lages)

Para o diretor de Orçamento da Seplan, Salvador Lopes Neto, a LDO dá o regramento para o Orçamento de 2023 e traz cenários e projeções para o que se espera no próximo ano. Ele também destacou a participação dos órgãos do governo, da sociedade civil, dos poderes, todos bem representados no encontro.

Na audiência, os deputados estaduais Franzé Silva (PT) e Teresa Britto (PV) questionaram a superintendente da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Edilene Fagundes, sobre a possibilidade de realização de concursos públicos para provimento de cargos efetivos em nível estadual. 

Franzé Silva, presidente Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Alepi, enfatizou que há servidores que se aposentarão, em breve, e muitos que já se encontram aposentados, fato que tem ocasionado vacâncias nos quadros do funcionalismo público estadual.  

O relator do projeto de lei, deputado Evaldo Gomes, disse que até o dia 14 de julho a LDO será votada em plenário. 

A deputada Teresa Britto endossou o questionamento do parlamentar ao tempo em que destacou a necessidade de contratações para áreas como a saúde. “Além das pessoas aposentadas, há grande vacância na aŕea da saúde que tem uma necessidade de cerca de 3 mil servidores. Precisamos de previsões acerca da realização de concursos para que possamos cobrar futuramente,” disse.

A representante da Secretaria explicou aos presentes à audiência que a realização de concursos públicos independe de sua previsão no PLDO. “Independentemente de haver essa previsão no anexo de prioridades e metas, há um artigo que possibilita a realização de concursos desde que haja condições financeiras e de que sejam respeitados os limites dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, expôs Edilene Fagundes.

Dívida -  Os parlamentares também discutiram os números apresentados pelo Poder Executivo no que diz respeito ao resultado primário e à dívida consolidada do ente público.

Em resposta, Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, superintendente de Gestão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI) explicou que o Piauí está dentro dos limites de sua capacidade de endividamento. “A dívida do Estado representa menos da metade da Receita Corrente Líquida (RCL) e há uma resolução do Senado que informa que os Estados podem ter um endividamento de duas vezes o valor dessa Receita”, pontuou. 

Ainda sobre a questão, o representante da Secretaria afirmou que o Estado tem conseguido honrar os seus compromissos financeiros. “Os investimentos em infraestrutura requerem muitos recursos e, às vezes, a sobra após o pagamento de despesas obrigatórias é muito pequena. Então se não há condições de bancar esses investimentos, é necessário pegar financiamentos e com a sobra dos recursos faz-se o pagamento das parcelas. Não deve haver grandes preocupações sobre isso porque o Estado tem pago os seus empréstimos. Não tem havido crescimento do endividamento do Estado”, esclareceu o superintendente. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES