Deputados ressaltam a importância do SUS no Ceará

Deputados ressaltam a importância do SUS no Ceará

Deputados ressaltam a importância do SUS no Ceará | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio a uma crise na sa?de p?blica, o Sistema ?nico de Sa?de (SUS) est? completando 20 anos de cria??o em 2008. Para o vice-l?der do Governo Cid Gomes na Assembl?ia Legislativa, deputado Roberto Cl?udio (PHS), o momento ? de reconhecer as defici?ncias e dificuldades no atendimento p?blico, mas ? preciso enaltecer os avan?os que vieram com a universaliza??o da sa?de. Para ele, h? muito o que comemorar. ?Se temos um sistema que ainda engasga operacionalmente, temos que destacar as conquistas?, disse.

Segundo ele, antes da universaliza??o do atendimento ? popula??o as aten?es do setor p?blico na sa?de tinham apenas o car?ter curativo. Foi a partir da cria??o do SUS que a popula??o teve acesso ao atendimento preventivo, atrav?s das equipes do Programa de Sa?de da Fam?lia (PSF) e dos agentes de sa?de.

?A conquista mais importante foi a melhoria da sa?de da popula??o, com programas de vacinas e redu??o das doen?as infecto-contagiosas?, acrescentando que, quando bem estruturada a aten??o prim?ria ? capaz de reduzir em at? 80% os casos que poderiam necessitar de atendimento dos setores secund?rios ou terci?rios. Com a a??o dos PSF?s e dos agentes de sa?de tamb?m houve uma redu??o da mortalidade infantil e materna, disse o deputado.

De acordo com Roberto Cl?udio, o SUS ? respons?vel pela assist?ncia e cobertura previdenci?ria de 90% da popula??o cearense. Outro ganho com a cria??o do SUS, na avalia??o do parlamentar, foi a municipaliza??o da sa?de. Ele considera um avan?o o fato de cada munic?pio poder definir suas pol?ticas p?blicas para o setor. ?O SUS deve ser criticado em seus insucessos, mas celebrado na perspectiva de tornar o Pa?s mais saud?vel?, frisou.

A expectativa para o Cear? ? de grandes investimentos na sa?de, segundo informou Roberto Cl?udio. O governista diz que ser?o alocados mais de R$ 776 milh?es em 2 anos. Para ele, os recursos ser?o voltados para reconstituir a capacidade hospitalar e a capacidade resolutiva no Interior do Estado.

Para o deputado Lula Morais (PC do B), um problema que precisa ser corrigido ? quanto ? remunera??o dos profissionais de sa?de que atendem pelo SUS. ?Mas o sistema atende a popula??o universalmente, sem preconceitos?, disse, re afirmando que todos t?m acesso ao atendimento pelo Sistema ?nico de Sa?de.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES