Deputados visitam cidades inundadas no CE

Nas últimas sessões, vários parlamentares têm manifestado preocupação com situação das chuvas no CE

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes da Assembl?ia Legislativa visitam os munic?pios cearenses atingidos pelas enchentes. Na manh? da pr?xima segunda-feira os parlamentares que comp?em a comiss?o especial criada naquela Casa para analisar a situa??o v?o se reunir para definir o cronograma de atividades da inst?ncia.

Na ocasi?o tamb?m ser?o definidos os nomes dos deputados que v?o assumir a presid?ncia, vice-presid?ncia e relatoria dos trabalhos. Al?m de Neto Nunes, integram o grupo os deputados T?o Menezes (PSDB); Herm?nio Resende (PSL); Ed?sio Pacheco (PV) e Heitor F?rrer (PDT).

A comiss?o especial foi proposta pelo deputado Neto Nunes (PMDB), que ? presidente da Comiss?o de Agropecu?ria e Recursos H?dricos da Assembl?ia. A sugest?o foi em pronunciamento no ?ltimo dia 3, ao relatar a situa??o de calamidade p?blica em v?rios munic?pios do Estado, principalmente na regi?o do Vale do Salgado e Centro-Sul do Estado.

Nas ?ltimas sess?es, v?rios parlamentares t?m manifestado preocupa??o com a situa??o. Aliados e oposicionistas t?m feito apelos ao Governo do Estado para que haja celeridade no socorro aos munic?pios atingidos. A cria??o da comiss?o, segundo Neto Nunes, foi para permitir que a Assembl?ia acompanhe as a?es que est?o sendo implementadas. ?Sabemos que o Estado est? fazendo sua parte, mas entendemos que esta Casa n?o pode ficar de fora e precisa acompanhar o que est? sendo feito?, disse.

Conforme o parlamentar, a comiss?o deve visitar os 28 munic?pios que est?o em situa??o de calamidade p?blica ou de emerg?ncia. As primeiras inspe?es devem ocorrer ainda na pr?xima semana. O grupo parlamentar pretende verificar a situa??o em cada munic?pio, para ent?o acompanhar a execu??o dos laudos da Defesa Civil e outras institui?es envolvidas, e como ser?o destinados os recursos para o socorro.

Compet?ncia

Neto Nunes ressalta que ? preciso definir as compet?ncias na recupera??o dos estragos, se federal, estadual ou municipais. Ele lembra que em alguns per?metros irrigados, de responsabilidade do Governo Federal, os agricultores perderam toda a safra, por conta das enchentes. Al?m dos preju?zos na lavoura, a inunda??o provocou o soterramento de po?os e perda da rede el?trica.

Para o peemedebista, a situa??o ? cr?tica. Ele lembra que depois do sofrimento por conta da estiagem, os agricultores v?o enfrentar uma situa??o at?pica, que ? a perda da lavoura pelo excesso de ?gua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES