“Descentralização da saúde é urgente”, diz deputado eleito Dr. Vinícius

Dr. Vinícius relata como reduziu a fila de cirurgias no Hospital Infantil e destaca a descentralização da saúde

Dr. Vinícius Nascimento | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual eleito, Dr. Vinícius Nascimento (PT), que já atuou como diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela, disse nesta quarta-feira, 5, em entrevista à TV Jornal Meio Norte sobre seus principais projetos para o mandato como o setor produtivo, a formação e qualificação e citou como exemplo a produção de leite de cabras na região de Oeiras, onde o quilo de queijo é comercializado a R$ 50,00 o quilo. Agora com o mandato, vai ser uma voz que vai lutar para ampliação do projeto.

O médico disse que durante a campanha foi cobrado pela população para continuar seu ofício na medicina. “Essa é a minha identidade, de cuidar da criança, ser o ortopedista que fundou a ortopedia infantil no estado há 10 anos no Estado. Ontem mesmo já fui operar, não dá para descansar pois a vida não espera”, disse.

Eleito com mais de 33 mil votos em 215 municípios do estado, sendo quase 12 mil votos em Teresina, Dr. Vinícius que sua votação em Teresina representa sua história na capital. “Família da gente veio de Amarante, mas está radicada em Teresina. O trabalho maior que temos feito está em Teresina e entendo como responsabilidade maior”, comenta, explicando que nunca foi um médico de viver trancado num consultório. “Sempre me relacionava com as pessoas, entendia a história do paciente. É a história do cuidar. Digo que há uma diferença gigantesca entre tratar uma doença e cuidar da pessoa. Uma coisa é passar um remédio para dor e outra coisa é saber se o paciente pode comprar e isso é o cuidar”, disse.

Os quase 12 mil votos obtidos em Tersina representam compromisso e a voz na Assembleia será a voz da comunidade que o elegeu. O deputado afirma que o processo eleitoral não terminou ainda, então, o foco agora é eleger o presidente Lula. “Temos compromisso maior que  é a proteção ao povo com a eleição de Luís Inácio Lula da Silva”, disse, afirmando que nas últimas 48 horas tem ampliado relações com outros estados para fortalecer a eleição para presidente.

Saúde

O deputado eleito disse que a campanha proporcionou um crescimento espiritual muito grande, pois teve a oportunidade de conhecer o local onde vivem as pessoas e ver o que elas enfrentam para se deslocar em busca de tratamento médico.

“Estive em comunidades que encontrei vários pacientes meus e não tive a noção das dificuldades que eles têm para chegar em Teresina. A gente sabe a distância pelo Google, mas a gente nunca viu a necessidade real de vir pra capital”, conta, ressaltando que ao chegar em comunidades de difícil acesso, teve a certeza de que tudo que trabalhou junto com Florentino e mais atrás com Francisco Costa estava certo. “A descentralização é obrigatória”, conta.

Ele ressaltou o Programa Pró-infância que foi planejado para evitar a morte de mulheres na gravidez, pois ainda há número grande de mulheres que morrem durante a gestação e quando começou a fazer o teste em Capitão Gervásio, facilitou muito o acesso. “O médico da cidade que conhece a pessoa pelo nome, sabe onde mora, tinha dificuldade para controlar uma diabetes e o médico da cidade passou a ter acesso a um especialista junto com o paciente, já vimos que melhorou e diminuiu o deslocamento. A interiorização da saúde é emergente e tem que acontecer agora e está no plano de governo de Rafael”, comenta que a descentralização é uma política municipalista.

Dr. Vinícius destaca projetos para fortalecer atenção básica (Raissa Morais)

“No programa, o estado vai tomar algumas atitudes para fortalecer a atenção básica nos municípios”, diz, enfatizando que não só cirurgia, mas o básico, uma consulta com especialista. 

A saúde mental também foi destacada pelo deputado, com foca em crianças e adolescentes, pois a saúde mental, para ele, é uma das bases para melhoria da qualidade de vida e defendeu a presença do médico na escola para um diagnóstico precoce.

Uma das políticas públicas que acredita é no aumento da capacidade de atendimento das crianças e dos adolescentes e no aumento do investimento na saúde mental.

Fila de espera

Para zerar a fila de espera, o deputado disse que vai usar a tecnologia e disse que o formato da descentralização visa primeiro levar para o interior a baixa e média complexidade. “Aumentar a capacidade de soluções no interior e as cirurgias de média e alta complexidade devem ser em hospitais com UTIs, como Floriano, Picos, Parnaíba e Teresina. Campo Maior está em processo de finalização de UTI”, disse, declarando que o fortalecimento da rede, é possível tirar a pressão por Teresina.

“A partir daí é utilizar tecnologia para ter uma fila mais controlada e uma regulação que todo mundo enxergue”, disse, informando que assumiu o Hospital Infantil em 2015 e não era informatizada, as filas não estavam num programa. Até metade de 2016 alimentou o sistema para tornar visíveis todas as crianças na fila e quando concluiu, verificou-se que o tempo de espera era cerca de 1.200 dias. “No entanto, uma cirurgia de alta complexidade estava concorrendo na mesma fila estava uma cirurgia de fimose e isso é desleal. Então fizemos o mapeamento de todas as crianças que estavam na fila por região e dividimos a equipe do infantil para operar no interior e na metade de 2019, o tempo de espera caiu para 319 dias”, explicou.

O deputado eleito falou da reorganização do sistema de saúde e esse mapeamento só não continuou por causa da pandemia e garantiu que os mutirões ajudam de forma emergencial, para tirar do sufoco nos hospitais.

Emendas 

Questionado sobre a destinação das emendas, Dr. Vinicius Nascimento disse que a ação maior do deputado é na definição do orçamento, valorizando áreas com efeito real e destacou que o setor produtivo vai ter investimento, na formação da mão de obra e colocar toda força na descentralização e no programa de telesaúde e destacou também que pretende colocar a saúde na educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES