Desconto em carro popular será válido por 3 a 4 meses, revela Haddad

Ministério da Fazenda solicitou um prazo de 15 dias para discutir as projeções, e somente após essa análise é que o governo publicará uma Medida Provisória (MP) com mais detalhes

Haddad solicitou um prazo de 15 dias para discutir as projeções | Washington Costa/MF/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta sexta-feira (26) que o plano do governo de reduzir os preços de carros populares, anunciado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na quinta-feira (25), terá uma vigência limitada de alguns meses.

"Há um programa em questão que terá uma duração de três a quatro meses, não se trata de algo estrutural, mas que pode ajudar a evitar o fechamento de fábricas automobilísticas durante esse período de transição. O objetivo é conter os impactos negativos que o setor está enfrentando", afirmou Haddad.

O projeto de redução de impostos federais, incluindo IPI e PIS/Cofins, com o objetivo de diminuir o preço final dos carros populares em uma faixa de 1,5% a 10,94%, ainda está sendo debatido no Palácio do Planalto. No entanto, mesmo antes de finalizarem os cálculos, o anúncio foi feito por Alckmin no Dia da Indústria.

De acordo com o vice-presidente, o Ministério da Fazenda solicitou um prazo de 15 dias para discutir as projeções, e somente após essa análise é que o governo publicará uma Medida Provisória (MP) com mais detalhes.

Durante a entrevista realizada nesta sexta-feira, Haddad mencionou que os cálculos devem estar concluídos até o próximo domingo (28). Ele destacou que o programa não é de longo prazo, sendo um tópico com duração limitada de alguns meses ainda em discussão. "Estamos debatendo a extensão do período em que será implementado. Os cálculos serão finalizados até domingo", afirmou o ministro.

Leia Mais

A principal preocupação do Ministério da Fazenda está relacionada ao impacto que essa medida poderia ter na arrecadação federal. De acordo com estimativas do mercado, esse impacto poderia chegar a R$ 8 bilhões nos cofres públicos. No entanto, o ministro Haddad afirmou que o impacto fiscal não deve ultrapassar um quarto desse valor, ou seja, cerca de R$ 2 bilhões. Ele ressaltou que o programa não se trata de um plano de 12 meses, e sim que o prazo está sendo discutido.

Até o momento, o governo ainda não indicou qual será a medida compensatória para aumentar a receita em um valor equivalente, conforme exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para a criação de uma Medida Provisória (MP). Essa questão permanece em aberto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES