Desembargador Erivan Lopes toma posse como novo presidente do TRE-PI

O desembargador destacou a importância das redes sociais no pleito de 2022 e o combate as fake news

Desembargador Erivan Lopes | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Piauí,  o desembargador Erivan Lopes, disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6), na nova Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), que já foi nomeada uma comissão de propaganda eleitoral para atuar durante 24 horas para julgar todos os pedidos que surgirem sobre o pleito eleitoral como notícias falsas.

O Desembargador Erivan disse que no momento não pode haver pedido explícito de votos. "Mas a divulgação de plataforma de governo, de proposta e mostrar o que já fez no passado, isso é absolutamente possível. Mas se houver qualquer tipo de abuso, a Justiça Eleitoral do Piauí vai apreciar", disse.

Desembargardor Erivan Lopes toma posse como novo presidente do TRE-PI - Foto: Raíssa Morais/Meio Norte

Sobre urna eletrônica, o presidente disse que o assunto foi tema de debate nacional, as urnas não são interligadas em rede mundial e fazem a captação de votos, são fiscalizadas pelo MP e pelos partidos políticos.

Erivan Lopes toma posse como presidente do TRE-PI: Foto: Meio Norte

O Desembargador disse que o TRE vai seguir o norte que tem sido definido pelo TSE tanto na gestão passada quanto na atual. A Justiça Eleitoral  vai dar um espaço maior para o enfrentamento e combate à fake News, o mal maior das recentes eleições.

O Desembargador disse que a Justiça Eleitoral do Brasil, do ponto de vista tecnológico,  é a mais aparelhada para o enfrentamento dessas questões e disse que o TRE Piauí está preparado para enfrentar desafios e conduzir processo eleitoral desde o alistamento eleitoral até a diplomação dos candidatos.

Justiça Eleitoral

No seu discurso,  o Desembargador disse de todas as funções do TRE destaca-se a função administrativa e fiscalizadora das eleições, plebiscitos e referendos. Por meio dessa função típica, a Justiça Eleitoral consagra-se como essencial naa concretização do regime democrático de direito.

No âmbito administrativo,  compete à Justiça Eleitoral a organização e o desenvolvimento do processo eleitoral, consolidando a cada pleito o sufrágio universal e a legítima escolha dos governantes, indo desde o alistamento eleitoral à proclamação dos resultados e diplomação dos eleitos.

"Isso torna a Justiça Eleitoral o ramo do Poder Judiciário mais próximo do povo", disse. Segundo o novo presidente do TRE,  não que os demais ramos estejam distantes, mas nenhuma ramo da Justiça está tão presente na vida das pessoas como a Justiça Eleitoral.

Busca pela excelência

O presidente Erivan Lopes fez uma homenagem ao desembargador José James Gomes por sua destacada atuação à frente do TRE e que de agora em diante assume a vice-presidência e a corregedoria. "Tenho por Vossa Excelência um profundo sentimento de amizade e gratidão desde os tempos de Picos e declaro minha admiração não só por suas qualidades de espirito, conhecimento jurídico e cultura singulares, mas sobretudo, por sua reconhecida lealdade", disse, declarando ser privilégio ter o desembargador José James ao seu lado na continuidade do trabalho frente ao TRE.

Segundo o desembargador Erivan Lopes, o TRE PI passou por uma sensível e importante evolução no tribunal, com o aprimoranmento da excelência de serviços prestados.

O desembargador agradeceu aos servidores, procuradores eleitorais, aos juízes eleitorais e lembrou das comemorações de 90 anos da Justiça Eleitoral, que ao longo do tempo, vem buscando o aprimoramento, a excelência e transparência na organização e fiscalização. "É nessa toada que o TRE do Piauí traz como missão garantir o processo eleitoral, legítimo, seguro e transparente para fortalecer a nossa democracia", disse

Em sua gestão, o desembargador Erivan Lopes disse que não poupará esforços no sentido de oferecer uma Justiça Eleitoral de excelência combatendo nas eleições próximas a desinformação, o abuso de poder e garantir o pluralismo político e o resultado que representa a soberania popular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES