Dessalinização já é realidade no Piauí com 10 sistemas

No Brasil são 575 sistemas do tipo em funcionamento

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apontada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro como uma estratégia a ser buscada em Israel para a escassez de água na região semiárida, a dessalinização já é uma realidade no Piauí, com a implantação do programa do Governo Federal ‘Água Doce’ no ano de 2004.

Atualmente, há no Estado 10 sistemas de dessalinização implementados, com investimento médio de R$ 250 mil cada. No Brasil são 575 sistemas do tipo em funcionamento, sendo a maioria instalado no Ceará.

A tecnologia no Brasil é permitida por meio do Programa Água Doce (PAD), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que possibilita através da dessalinização o fornecimento de água com qualidade a populações de baixa renda em comunidades do semiárido.

Em âmbito geral, o programa compreende toda a região Nordeste e o norte de Minas Gerais, onde a disponibilidade hídrica é baixa e a salinidade das águas subterrâneas é elevada.

Neste sentido, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, por exemplo, é uma das instituições que atuou junto ao MMA em sistemas de dessalinização. Assim, a técnica utilizada pelo Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), do Departamento de Engenharia Química da instituição, é a osmose inversa, ou seja, consiste na passagem da água por membranas filtrantes. A qualidade da água é garantida, haja vista que é essa técnica que possibilita há vários anos o abastecimento em Fernando de Noronha.

No Piauí, implementação do plano do Programa Água Doce teve início em 2010 com metas até 2019, priorizando os municípios mais críticos quanto ao acesso à água. Segundo metodologia do PAD, os municípios do Estado foram hierarquizados a partir do cruzamento de indicadores sociais, econômicos e físicos. Foram utilizados o IDH-M, a taxa de mortalidade infantil, pluviometria e intensidade de pobreza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES