Dez deputados federais do Piauí fazem o juramento e tomam posse; fotos!

No início dos trabalhos, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), informou a renúncia da deputada reeleita Rejane Dias (PT-PI).

Dez deputados federais do Piauí fazem o juramento e tomam posse | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os  dez parlamentares eleitos pelo Piauí para a Câmara Federal foram empossados nesta quarta-feira, 1º de fevereiro.  A cerimônia de condução dos deputados federais eleitos em 2 de outubro de 2022 teve início às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

No início dos trabalhos, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), informou a renúncia da deputada reeleita Rejane Dias (PT-PI) – em janeiro, ela foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado pela Assembleia Legislativa do Piauí. O deputado Merlong Solano (PT-PI), em seu terceiro mandato, ocupará a vaga.

A bancada piauiense passa a ser constituída por: Átila (PP), Castro Neto (PSD), Dr. Francisco Costa (PT), Flavio Nogueira (PT), Florentino Neto (PT), Jadyel da Jupi (PV), Júlio Arcoverde (PP), Júlio César (PSD), Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e Merlong Solano (PT).

Leia Mais

Cerimônia de posse dos deputados federais da 57ª legislaturaDurante a posse o presidente da Câmara leu o seguinte compromisso: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Após a leitura, os parlamentares em bloco foram chamados e, de pé, ratificaram o juramento dizendo: "Assim o prometo".

Ainda hoje, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Na quinta-feira (2), às 15 horas, haverá uma sessão solene para inaugurar os trabalhos legislativos da nova legislatura.

Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.

Florentino diz que será o deputado da saúde

No primeiro mandato na Câmara Federal, o deputado Florentino Neto disse que atuará em prol da saúde da população, dos direitos dos aposentados e do combate a qualquer tipo de discriminação.

Florentino Neto fala sobre a posseEm entrevista a Rany Veloso, Florentino pautou a defesa da manutenção da Funasa, que será extinta pelo Governo Lula. "Defendo a Funasa por ter coerencia com a minha bandeira de campanha, o deputado da saúde. E a Funasa cuida da saúde preventiva. Quero ser o deputado da saúde, o deputado que vai defender os aposentados, que vai lutar contra qualquer forma de discriminação; quero trabalhar por Parnaíba, mas também por todas as cidades piauienses", frisou.

Júlio Cesar confirma indicação para Mesa

Mais votado da bancada do Estado na eleição do ano passado, o deputado federal Júlio César (PSD) agradeceu a confiança dos piauienses, pontuando que só aumenta sua responsabilidade. Em entrevista à jornalista Rany Veloso, correspondente da Meio Norte em Brasília, ele frisou que se sente honrado de representar o Piauí.

"Quero agradecer o povo do Piauí por me conceder mais um mandato, já fiz uma prestação de contas de todas as ações que fiz. Me sinto orgulhoso de representar o Piauí, de representar o Brasil e cada vez com uma responsabilidade maior".

Júlio César concede entrevista para Rany VelosoJúlio César ainda confirmou a indicação do seu nome pelo PSD para ocupar a terceira Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Federal. "Tenho o prazer de representar o partido, vamos fazer os trabalhos que são de responsabilidade da 3ª Secretaria, vamos submeter nosso nome para apreciação de todos os deputados, e por ser candidato único, tenho grandes chances de ser eleito", cravou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES