Diálogos sobre pênis inflável e atriz pornô agitam CPI da Covid-19

Randolfe questiona sobre a fala à servidora do Ministério da Saúde, que reafirma ter visto um pênis inflável nas instalações da Fiocruz

Diálogos sobre pênis inflável e atriz pornô agitam CPI da Covid-19 | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos assuntos mais comentados no Twitter foram os diálogos envolvendo "pênis inflável na Fiocruz" e "atriz pornô em estudo sobre cloroquina" durante os trabalhos realizados por senadores na CPI da Covid, que investiga ações e omissões do governo federal durante enfrentamento da pandemia da covid-19. 

Na primeira delas, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) resgatou um áudio gravado pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mayra Pinheiro, popularmente conhecida como "Capitã Cloroquina" por sua defesa no uso do medicamento sem comprovação científica contra a covid-19.

Na gravação, Mayra faz críticas à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em que questiona uma suposta atuação enviesada da entidade e a acusa de ser contra todo mundo que "não é de esquerda". Ela diz, por exemplo, que "tudo deles [na Fiocruz] envolve LGBTI [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais e Intersexual], eles têm um pênis na porta da Fiocruz". 

"Capitã cloroquina" Mayra Pinheiro durante reunião da CPI da Pandemia  - Foto: Agência Brasil

Randolfe então questiona sobre a fala à servidora do Ministério da Saúde, que reafirma ter visto um pênis inflável nas instalações da Fiocruz. O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), no entanto, entende "tênis" em vez de "pênis".

Atriz pornô

Já no final da sessão, o senador governista Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS) recuperou a história revelada em junho do ano passado pelo jornal inglês The Guardian, quando a empresa Surgisphere —que conduziu um teste publicado na revista científica "The Lancet", condenando o uso da cloroquina contra a covid-19— descobriu depois que entre os funcionários constavam uma atriz pornô e uma escritor de ficção científica.

"Pesquisadores começaram a investigar e descobriram que a gerente de vendas da Surgisphere era, pasmem, Sras. Deputadas que estão aqui, Srs. Senadores, a gerente de vendas da Surgisphere era uma atriz pornô. Uma atriz pornô. Nada contra ela", disse Heinze. 

Na ocasião, os autores do artigo afirmaram que a Surgisphere, a empresa que forneceu os dados, não iria transferir o conjunto completo de dados para uma análise independente e "não podem mais garantir a veracidade das fontes primárias de dados". 

Nas redes sociais, muita gente confundiu a história relatada por Heinze com o meme da ex-atriz pornô libanesa Mia Khalifa, citada como doutora Marcela Pereira, uma suposta infectologista do Instituto Emílio Ribas e que estaria conduzindo um estudo sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid-19. O meme que circulou no início da pandemia já foi desmentido por agências de checagem.

Após repercussão, Mia Khalifa reagiu em seu perfil. "Não sei quem precisa ouvir isso (Brasil), mas não sou médica. Então não aceite conselhos médicos de memes falsos meus que você encontrou no WhatsApp", alertou ela.

As informações são do UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES