Dias defende testes em massa e aponta que número de infectados é maior

Governador destacou que há a necessidade de fazer testes em um número maior de indivíduos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT) pediu mais uma vez neste sábado, 04 de abril, que a população piauiense fique em casa. Mesmo com 22 casos confirmados no Piauí e quase 10 mil no Brasil, o líder estadual sintetizou que o número claramente é bem maior, mas com a falta de testes disponíveis há uma dificuldade para apontar uma situação mais próxima da realidade. Como a maioria dos infectados é assintomática, o único caminho é manter a política de evitar aglomerações.

“Este dado que o Brasil tem quase 10 mi casos e o Piauí 22 não é verdadeiro, fizemos só 800 exames, precisamos fazer 200 mil/300 mil exames para ter um número mais real. E estamos cobrando junto ao Congresso Nacional, o Ministro da Saúde para que isso possa acontecer”, afirmou em transmissão ao vivo.

O governador sinalizou que o Consórcio Nordeste vem atuando no sentido de viabilizar o monitoramento por meio de um aplicativo da população da região. “Daí veio a ideia do aplicativo, que garante as condições através do celular de dizer os sintomas que está sentindo, e ao colocar esse aplicativo tem uma sala de situação com profissionais, pessoas da área da saúde e com isso é possível se garantir que as pessoas sejam receitadas, consultadas e encaminhadas para o atendimento adequado. Vamos acionar a rede municipal, com a rede estadual para acompanhar, e óbvio que o aplicativo vai pedir outras informações, como por exemplo, se a pessoa tem diabetes, pressão alta”, afirmou.

Por fim, o governador fez um apelo.  “Peço que todos possam contribuir: que evitem viajar, fiquem em casa. Eu sei que não é fácil, evitar seja de carro próprio, ônibus, qual for a alternativa, evitar esse deslocamento. Quero fazer o meu agradecimento e com certeza quero agradecer”, complementou.

Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES