Dias e Góes acertam retomada de programas para garantir segurança hídrica

Wellington Dias e Waldez Góes também trataram de outras ações para quem está em situação de vulnerabilidade

Ministros Wellington Dias e Waldez Góes | Roberta Aline/ MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No trabalho de articulação que integra diferentes ministérios para avançar na superação da pobreza e da fome no Brasil, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Antônio Waldez Góes, nesta sexta-feira (20.01), em Brasília.

Ministros Wellington Dias e Waldez Góes (Roberta Aline)Foram discutidos temas transversais às duas pastas, como as ações em segurança hídrica, que envolvem construções de poços, cisternas, barragens, adutoras e o saneamento básico, por exemplo. A assistência a municípios em situação de emergência ou calamidade é outra agenda que envolve os dois ministérios.

“Tratamos pautas de grande interesse do povo brasileiro. Primeiro, a atuação efetiva nos casos de municípios em situação de emergência. Segundo, as ações conjuntas na área de recursos hídricos. Terceiro, a produção de alimentos e a garantia da segurança alimentar e nutricional”, enumerou Wellington Dias.

“Por fim, queremos cruzar os mapas das pessoas que mais precisam, no Cadastro Único, com o mapa de oportunidades, principalmente nas obras da construção civil, para gerar emprego e renda”, prosseguiu.

Outra iniciativa é a atuação conjunta entre os programas Água Para Todos, que o Ministério do Desenvolvimento Regional deve retomar, e o programa de Cisternas do MDS, que foi praticamente desativado nos últimos anos, e será retomado de forma efetiva tanto como sistema para consumo da população, quanto para a produção de alimentos.

“A transversalidade é o compromisso que temos para colocar o pobre no orçamento. Quando o poder público, por meio dos ministérios, garantem a assistência imediata e trabalham os projetos de sustentabilidade, diminuindo a pobreza, o governo passa a olhar para os mais necessitados”, destacou Antônio Waldez Góes.

O ministro do Desenvolvimento Regional observa que a atuação conjunta entre as diferentes áreas de governo permite melhor aplicação dos recursos. “Nessa transversalidade com vários outros ministérios, estamos buscando diminuir as possibilidades de perda de esforços humanos, de inteligência e de recursos financeiros, que muita vezes são colocados numa política pública, mas não chegam onde deveriam, que é lá na ponta”, completou Waldez Góes.

A reunião contou também com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, além do secretário nacional de Segurança Hídrica, Leonardo Góes, da secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, e da chefe de gabinete do ministro, Marilene Nascimento, estes pelo MDR.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES