'Difícil prever futuro', diz ministro sobre risco de racionamento no país

Ele disse que desde outubro do ano passado o governo vem importando energia e acionando usinas termelétricas para preservar água nos reservatórios

'Difícil prever futuro', diz ministro sobre risco de racionamento no país | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Questionado sobre a possibilidade de haver racionamento compulsório de energia no país neste ano, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta quinta-feira (2) em entrevista à GloboNews que não há como prever o futuro.

Até então, o ministro negava enfaticamente a possibilidade de racionamento. "Não trabalhamos com a hipótese de racionamento", disse em junho, ao participar de audiência em uma comissão da Câmara dos Deputados. Na última quarta-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão foi a primeira autoridade do governo a dizer, publicamente, que pode haver "algum racionamento" de energia elétrica em razão da crise energética.

Apesar disso, o ministro ressalvou que os cenários com os quais o governo trabalha hoje — de previsões de chuva, de oferta de energia e de demanda — indicam que não haverá necessidade de adotar medidas como o racionamento, "seja em outubro seja em novembro".

Até então, o ministro negava enfaticamente a possibilidade de racionamento - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

À GloboNews, o ministro negou que o governo tenha demorado a agir para conter a crise energética.

Ele disse que desde outubro do ano passado o governo vem importando energia e acionando usinas termelétricas para preservar água nos reservatórios, mas que as condições hídricas pioraram.

“Em abril deste ano, estávamos em condição melhor do que em abril de 2020. Isso mostra que nossas medidas foram corretas e estavam na gestão do sistema elétrico brasileiro”, afirmou Albuquerque.

O ministro disse que os reservatórios vão se esvaziar “de uma forma ou de outra”, “gerando energia ou não”, devido aos usos múltiplos da água, para fins como consumo, irrigação, transporte, entre outros.

Os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, os principais do país, estavam com 21,1% da capacidade de armazenamento até quarta-feira. A previsão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é que cheguem a 10% em novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES