Primeiro escalão: Dilma vai nomear novos ministros no início de 2014

Presidente avalia nomes para substituir os que vão sair até o Carnaval

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As eleições de 2014 vão redefinir a estrutura do primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff. Com a possibilidade de candidatura no ano que vem por parte de diversos ministros do governo, a presidente já analisa as possibilidades de substituição para ocupação dos cargos, que serão definidos já no início de 2014, entre meados de janeiro e o Carnaval. Com a saída de Alexandre Padilha do Ministério da Saúde, para a candidatura ao governo de São Paulo pelo PT, já é dada como certa a entrada do secretário de saúde do Ceará, Ciro Gomes, no seu atual cargo. A apresentação oficial deve ser realizada em breve. Além de Padilha, também devem deixar seus atuais cargos os ministros Aguinaldo Ribeiro, Gleisi Hoffmann, Aloízio Mercadante, Fernando Pimentel e Antônio Andrade. Nesta quarta-feira (18), a presidente Dilma Rousseff ainda comentou o futuro de Guido Mantega, e confirmou que o ministro será mantido na pasta da Fazenda.

A saída de Padilha do cargo daria lugar ao secretário-executivo Mozart Sales no cargo de ministro, como defendiam os petistas. Apesar disso, Ciro Gomes teria vencido a concorrência por ser mais preparado para enfrentar o debate político com a oposição em ano eleitoral. Antes de ser secretário de saúde do Ceará, posto que assumiu em setembro, Ciro Gomes chegou a criticar o programa mais importante da pasta da Saúde, o Mais Médicos. Depois, voltou atrás e defendeu a necessidade da iniciativa.

Outra mudança que deve acontecer é a saída de Gleisi Hoffmann da pasta da Casa Civil, para concorrer ao governo do Paraná pelo PT, dando lugar a Aloízio Mercadante, atual Ministro da Educação. A mudança já tinha sido pensada anteriormente, mas Mercadante perdeu força quando Dilma desaprovou algumas de suas articulações. Dessa vez, Mercadante volta a ser pautado para o cargo, e deve deixar de lado o comando da reeleição da presidente, função que também chegou a ser cogitada e que ainda não foi totalmente descartada. Outros dois nomes foram levantados para assumir a pasta da Casa Civil: Miriam Belchior, ministra do Planejamento e o secretário-executivo da Previdência, Carlos Eduardo Gabas. Porém, Mercadante segue como nome mais forte.

A nomeação do empresário Josué Gomes da Silva, filho do vice-presidente José Alencar, para o posto de Fernando Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, também está em análise pelo governo Dilma. Pimentel vai concorrer também pelo Partido dos Trabalhadores ao cargo de governador de Minas Gerais. Uma possível contrariedade à candidatura de Pimentel por parte do ex-presidente Lula chegou a ser comentada na imprensa, mas Pimentel desmentiu as informações. Lula teria manifestado interesse em filiar Josué Gomes ao PMDB, tentando implantar a candidatura do empresário ao Executivo de Minas.

O empresário Josué Gomes também foi chegou a ser citado como possível candidato a ocupar o cargo de vice do petista Pimentel, mas a cúpula peemedebista mineira optou por Antônio Andrade, atual Ministro da Agricultura, que deve ser mais um a abandonar o cargo no início do ano que vem. Quem também vai abandonar o cargo de magistrado no ano que vem é Aguinaldo Ribeiro, Ministro das Cidades, que confirmou candidatura ao governo da Paraíba pelo Partido Progressista (PP). Aguinaldo deve ser substituído pelo senador Ciro Nogueira, também do PP. Já o senador Vital do Rêgo, do PMDB, deve ser finalmente nomeado para o Ministério da Integração Nacional, cargo prometido ao partido desde que o PSB anunciou saída do governo.

Na quarta-feira (18), Dilma afirmou que ainda não definiu as mudanças que serão feitas nos ministérios, mas garantiu a permanência de Guido Mantega no Ministério da Fazenda. A presidente foi enfática em relação ao ministro, e afirmou que Mantega está "perfeitamente no lugar onde está".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES