Dilma é a terceira mulher mais poderosa do mundo, diz revista

Gisele Bündchen está no 60º lugar; políticas e empresárias lideram lista

Presidente Dilma Rousseff | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é a terceira mulher mais poderosa do mundo, de acordo com o ranking da revista norte-americana Forbes, divulgado nesta quarta-feira (24).

Na primeira posição, aparece a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, seguida pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.

A lista da revista norte-americana é dominada por políticas, empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento. A modelo brasileira Gisele Bündchen está no 60º lugar.

Entre as mulheres do mundo dos negócios, a mais bem colocada é a indiana Indra Nooyi (4ª no ranking geral), que comanda a PepsiCo, seguida pela chefe de operações do Facebook, Sheryl Sandberg (5ª), e pela presidente da norte-americana Kraft Foods, Irene Rosenfeld (10ª). Nenhuma brasileira aparece na lista nessa categoria.

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que no ano passado ficou no topo do ranking, este ano caiu para a oitava posição.

Lady Gaga e a recém-nomeada editora-executiva do New York Times, Jill Abramson, estão em 11º e 12º lugar, respectivamente. Gaga é a mais nova da lista, com 25 anos, enquanto a Rainha Elizabeth, no 49º lugar, é a mais velha, com 85 anos.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, aparece na 17ª posição. Oito chefes de Estado e 29 presidentes-executivas estão na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Elas têm em média 54 anos e controlam, juntas US$ 30 trilhões. Vinte e duas delas são solteiras.

1ª Angela Merkel Primeira-ministra da Alemanha - Alemanha

2ª Hillary Clinton Secretária de Estado dos EUA - EUA

3ª Dilma Rousseff Presidente do Brasil - Brasil

4ª Indra Nooyi Presidente e diretora executiva da PepsiCo - EUA

5ª Sheryl Sandberg Chefe de operações do Facebook - EUA

6ª Melinda Gates Co-fundadora e co-presidente da Bill & Melinda Gates Foundation - EUA

7ª Sonia Gandhi Presidente da India - India

8ª Michelle Obama Primeira-dama dos EUA - EUA

9ª Christine Lagarde Diretora-gerente do FMI - França

10ª Irene Rosenfeld Diretora executiva da Kraft Foods - EUA

11ª Lady Gaga Cantora - EUA

Motivos

Conforme a publicação, Dilma fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa. Hillary foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo.

"Ao longo das múltiplas esferas de influência, essas mulheres alcançaram o poder por meio da conectividade, habilidade de construir uma comunidade ao redor de organizações que elas supervisionam, países que lideram, causas que encabeçam e marcas pessoais", acrescentou a "Forbes".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES