Dilma Rousseaf passou a viajar mais após pré-candidatura à presidência pelo PT

Levantamento mostra que viagens passaram de 69 em 2008 para 87 no ano passado

Lula e sua candidata à sucessão | R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, colocou mais o "pé na estrada" no Brasil e no exterior após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apadrinhá-la em dezembro de 2008 como a ?pessoa mais gabaritada? para assumir o seu lugar no comando do país. À época, Lula disse "insinuar" que Dilma poderia ser a sua candidata.

Um levantamento feito pelo R7 na agenda da ministra, no portal da Casa Civil, mostra que, no período anterior ao anúncio de Lula [durante todo 2008, até dezembro], ela passou pelo menos 69 dias viajando contra 87 ao longo de todo o ano passado até o dia 19 deste mês.

O levantamento considerou as viagens com ou sem o presidente e sua comitiva e descartou viagens em que Dilma não estava em compromisso oficial, como exames médicos realizados em São Paulo (23 de dezembro do ano passado) por conta do tratamento contra um câncer a que se submeteu.

O nome da ministra como candidata potencial ganhou fôlego no ano passado e Dilma passou a acompanhar mais o presidente em inaugurações, como obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), programa do qual é ?gerente? e cerimônias do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, outra vitrine que deverá ser usada nas eleições.

Um dos objetivos das viagens, segundo fontes do PT ouvidas pela reportagem, é tornar o rosto da ministra mais conhecido perante a população. A mais recente pesquisa eleitoral, de dezembro, mostra que Dilma está em segundo lugar na disputa, com 18% das intenções de voto, contra o seu provável adversário, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 39%.

Em dezembro, a ministra negou excesso de viagens em função da pré-campanha e disse que coordena os programas do governo. Já para a oposição, a maioria das viagens é eleitoreira e chega a ser alvo de ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como a ?caravana do São Francisco?. O DEM, PSDB e PPS alegaram que foi campanha antecipada a visita de três dias às obras de transposição do rio São Francisco, em outubro.

Em março, a visita ao São Francisco deverá ter uma segunda fase e serão visitados os Estados de Pernambuco e Piauí para ver de perto as obras da ferrovia Transnordestina. Em abril, Dilma voltará a percorrer os trilhos da ferrovia também na companhia de Lula, só que desta vez no Ceará.

Para 2010, as viagens devem se intensificar principalmente nos Estados, cujo cenário o PT considera mais complicado, como São Paulo, que é dominado há mais de 16 anos por governos tucanos, partido do seu provável adversário. A maratona será até 3 de abril, quando, pela lei eleitoral, a ministra precisa deixar o cargo para poder ser candidata.

O recém-eleito presidente do PT muncipal, Antonio Donato, disse no ano passado ao R7 que o partido vai organizar "caravanas" pelo Estado, de março a junho, para mobilizar militantes pela campanha da ministra.

Para o marqueteiro Nelson Biondi, que já fez campanhas para o PSDB, a ministra Dilma já está na segunda etapa de sua pré-campanha.

- Ela já antecipou a campanha faz tempo, colocou o bloco na rua o ano passado todo. O que acontece agora é outra etapa, ela já tá antecipando até o discurso que vai usar, que é esse confronto com a oposição.

A Casa Civil foi procurada pela reportagem, mas não deu retorno até a publicação da matéria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES