Dilma Rousseff recebe Angela Merkel no Palácio para reunião oficial

Itamaraty pretende apresentar a Angela Merkel o plano de concessões

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã desta quinta-feira (20) no Palácio do Planalto a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para encontro oficial. A recepção ocorreu no Salão Nobre do palácio e, além de Dilma, havia diversos ministros do governo.

Merkel desembarcou em Brasília nesta quarta (19) e, logo após deixar a Base Aérea do aeroporto, seguiu para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, para jantar com Dilma, o vice-presidente Michel Temer e ministros dos dois países.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty pretende apresentar a Angela Merkel o plano de concessões na área de infraestrutura, anunciado pelo governo em junho, e tentar fazer com que empresas alemãs participem das obras.

Atualmente, a Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás de China, Estados Unidos e Argentina. De acordo com o Itamaraty, o fluxo comercial entre os dois países – soma entre exportações e importações – chegou a US$ 20,5 bilhões em 2014.

Além das conversas sobre o plano de concessões, informou o Palácio do Planalto, Dilma abordará na audiência desta quinta com a chanceler da Alemanha temas como mudança do clima – os dois países participarão de conferência das Nações Unidas sobre o tema em dezembro, em Paris – e reforma do Conselho de Segurança da ONU.

Outro assunto que terá destaque na agenda entre os dois países será a segurança na internet. Brasil e Alemanha se articularam para para aprovar na ONU resolução que garante maior privacidade na internet após denúncias de que líderes internacionais, como Dilma e Merkel, haviam sido alvo de espionagem do governo dos Estados Unidos.

Esta é a segunda vez que ela vem ao Brasil desde o ano passado – na ocasião, Merkel esteve em Brasília para se encontrar com Dilma e em Salvador, para assistir ao jogo entre Alemanha e Portugal, pela Copa do Mundo. O último encontro entre as duas, porém, ocorreu em junho deste ano, durante a Cúpula União Europeia – Celac, em Bruxelas (Bélgica).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES