Dilma se reúne hoje com alto escalão do governo pela 1ª vez

Na manhã desta segunda, o primeiro compromisso da presidente será um despacho interno

Dilma | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira (3) a primeira reunião de coordenação política de seu governo. No governo Lula, as reuniões de coordenação eram realizadas no início da semana e reuniam os principais ministros das áreas econômica e política.

Na manhã desta segunda, o primeiro compromisso da presidente será um despacho interno, seguido por uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Depois, ela recebe o ministro-chefe da Casa Civil , Antonio Palocci.

Dilma reservou o período da tarde para se encontrar com os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Ela também recebe o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

A presidente encerra o dia recebendo os ministros das áreas política e econômica para a reunião de coordenação.

Reuniões

No sábado (1º), Dilma foi empossada presidente e no mesmo dia, após a cerimônia, participou de coquetel com autoridades estrangeiras no Itamaraty. No domingo (2), ela recebeu no Palácio do Planalto várias autoridades e chefes de estado. O primeiro compromisso foi uma reunião com o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon. Ele representou a Espanha durante a cerimônia de posse de Dilma.

Depois de se encontrar com o príncipe, a presidente se reuniu com José Mujica, presidente do Uruguai, e com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Kim Hwang-Sik. Logo depois, a presidente se reuniu com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina. Dilma recebeu ainda José Ramón Machado Ventura, primeiro vice-presidente de Cuba, e Taro Aso, ex-primeiro-ministro do Japão.

Ministros

Neste domingo, seis cerimônias de transmissão de cargo foram realizadas na Casa Civil, na Secretaria de Comunicação Social, na Secretaria-Geral da Presidência e nos ministérios da Justiça, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Relações Exteriores. Nesta segunda, mais 20 cerimônias de transmissão de cargo serão realizadas.

A primeira cerimônia foi no Ministério da Justiça. O novo ministro é José Eduardo Cardozo, secretário-geral do PT. Antonio Palocci assumiu a Casa Civil pregando união entre os ministérios. Cardozo e Palocci foram coordenadores da campanha da presidente.

No Itamaraty, Antônio Patriota prometeu "atenção diferenciada" para os vizinhos. Tereza Campello assumiu o Desenvolvimento Social e Combate à Fome destacou como desafio a erradicação da pobreza.

Ex-chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, novo secretário-geral da Presidência, disse que Dilma pediu a ele "sensibilidade" no governo. Helena Chagas, nova ministra da Secretaria de Comunicação Social, defendeu a liberdade de imprensa.

O primeiro ministro a assumir o cargo foi Alfredo Nascimento, dos Transportes. A cerimônia foi realizada já no domingo (1º), após a posse de Dilma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES