Dilma tenta ganhar musculatura política

Dilma buscou uma resposta política ao bons momentos de Ciro e Marina nas pesquisas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A entrada da senadora Marina Silva (PV-AC) na disputa presidencial e a volta do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à ribalta nacional bagunçaram o coreto da provável candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), ao Palácio do Planalto.

Nas três últimas semanas, Dilma buscou uma resposta política ao bons momentos de Ciro e Marina nas pesquisas sobre a sucessão de outubro do ano que vem. E ela vem obtendo êxito.

A aliança com o PMDB está praticamente selada. Hoje, os governistas do PMDB têm maioria para bancar um acerto nacional com o PT. O noivado foi feito. O casamento precisará ser confirmado em junho, mês das convenções que oficializam candidaturas e alianças.

Até lá, haverá muita fumaça. Os peemedebistas são mestres nesse tipo de negociação. Parecerá, em algum momento, que a aliança poderá não se realizar. Convém não apostar no fracasso do acerto. Lula avalizou, o PMDB quer, Michel Temer deverá ser o vice, e Dilma terá musculatura política suficiente.

Temer, presidente licenciado do PMDB e presidente da Câmara, une os governistas do partido. Só não será vice se não quiser. E ele quer.

A hipótese de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, recém-filiado ao PMDB, virar vice é vista como piada entre os peemedebistas. Hoje, informações nesse sentido são desejo e sonho. Só.

Com suporte de Lula, Dilma está amarrando o apoio de PDT e do PC do B. Fará investida sobre o PR. O PRB de José Alencar também virá para o barco. Ela poderá ter 60% do tempo no horário eleitoral gratuito, a fase decisiva da eleição.

Erra quem vê fragilidade na candidatura Dilma. Se a economia crescer entre 4,5% e 5% em 2010, a alta popularidade de Lula será um forte cabo eleitoral.

Isso significa que Dilma é a favorita ou que sua eleição são favas contadas? Não.

O favorito ainda é o governador de São Paulo, José Serra, que também possui musculatura política. O tucano deverá ter o apoio do DEM e do PPS. Terá poder de fogo no rádio e na TV. Faz uma gestão bem avaliada em São Paulo. Tem boa imagem nacional e trânsito em fortes grupos empresariais.

Marina e Ciro poderão surpreender? Sim. Já estão surpreendendo. Mas eles têm menos consistência política do que Dilma e Serra. Na reta final do primeiro turno, a tese de uma disputa plebiscitária tão cara a Lula poderá se concretizar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES