Dilma vai ao Senado falar sobre obras do PAC na quarta-feira

O requerimento de convocação de Dilma Rousseff, de autoria do senador Flexa Ribeiro

Dilma vai ao Senado falar sobre obras do PAC na quarta-feira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, dever? ser ouvida pela Comiss?o de Servi?os de Infra-Estrutura (CI) nesta quarta-feira (7), ?s 10h. Na audi?ncia p?blica, ser?o abordadas as obras do Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC), mas os senadores oposicionistas devem aproveitar a ocasi?o para questionar a ministra sobre a sua suposta participa??o, ou de seus assessores, na elabora??o e no vazamento de um dossi? com informa?es sigilosas sobre gastos com cart?es corporativos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O requerimento de convoca??o de Dilma Rousseff, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), foi aprovado na CI no dia 3 de abril, em um momento em que n?o havia nenhum senador da base do governo na reuni?o. Logo em seguida, por meio de um aditamento, os assuntos "dossi?" e "cart?es corporativos" foram inclu?dos na pauta da audi?ncia, sendo retirados pelo pr?prio autor do aditamento, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), ap?s protestos dos senadores governistas, que amea?aram submeter o requerimento de convoca??o ao Plen?rio.

No dia 15 de abril, a CI aprovou um novo requerimento convocando Dilma Rousseff para uma audi?ncia p?blica, desta vez para falar especificamente sobre o dossi?. A data dessa audi?ncia, entretanto, ainda n?o foi marcada. No momento da aprova??o do requerimento, de autoria do senador M?rio Couto (PSDB-PA), estavam presentes apenas dois senadores da base: Expedito J?nior (PR-RO) e Geraldo Mesquita J?nior (PMDB-AC). Novamente, os senadores governistas protestaram.

Sem conseguir convocar Dilma Rousseff na Comiss?o Parlamentar Mista de Inqu?rito dos Cart?es Corporativos, onde tem minoria, a oposi??o tem procurado convoc?-la para falar sobre o dossi? em outras inst?ncias. Al?m da CI, a Comiss?o de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscaliza??o e Controle (CMA) deliberou sobre requerimento de convoca??o da ministra, rejeitando-o. Na CCJ, requerimento de teor semelhante aguarda vota??o.

Os senadores do PSDB e do Democratas afirmam que o dossi? foi feito com o intento de chantagear a oposi??o para que as investiga?es na CPI Mista dos Cart?es Corporativos n?o atingissem o presidente Luiz In?cio Lula da Silva. Os parlamentares oposicionistas argumentam que, mesmo que n?o tenha ordenado a confec??o desse material, Dilma Rousseff deve ser responsabilizada, j? que os autores seriam seus subordinados.

Por sua vez, o governo sustenta que n?o h? dossi?, mas, sim, um levantamento de dados sobre o governo passado, feito para atender a pedidos de informa??o do Tribunal de Contas da Uni?o (TCU) e da pr?pria CPI Mista. Para os l?deres governistas, a oposi??o envolve o nome da ministra para tentar inviabiliz?-la como candidata ? sucess?o presidencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES