Dino anuncia novas medidas de segurança nas escolas e pode suspender redes

Caso as empresas não retirem os conteúdos ilícitos de incentivo aos ataques nas escolas, elas poderão ser suspensas.

Dino anuncia ações enérgicas | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), apresentou nesta quarta-feira (12) medidas para reforçar a segurança nas escolas e combater a disseminação de ameaças por meio de plataformas virtuais. Em uma coletiva de imprensa, o ministro anunciou que a Secretaria Nacional do Consumidor instaurará processos administrativos para apurar a responsabilidade de empresas que permitam a disseminação de conteúdos danosos e perigosos em suas plataformas. Caso haja descumprimento, as sanções administrativas poderão chegar à suspensão ou banimento das atividades das empresas.

O ministro destacou que a liberdade de expressão não é incondicionada e é subalterna a outros princípios constitucionais. Ele também afirmou que foram detectados "algo próximo a mil perfis" nas redes sociais que difundem ameaças a escolas. Esses perfis foram encaminhados para as empresas responsáveis pelas plataformas para serem derrubados. Também foram enviados para embasar operações de polícias estaduais.

Leia Mais

Entre os outros pontos apresentados por Dino estão a proibição para plataformas aceitarem novos perfis a partir de endereços já identificados como ameaçadores para escolas, o trabalho coordenado com delegacias de crimes cibernéticos para identificar material de apologia a ataques, o envio aos governadores de sugestões para a criação de comitês estaduais de segurança nas escolas, e a determinação de que plataformas sejam obrigadas a repassar ao delegado de polícia dados que permitam a identificação do usuário ou do terminal de conexão com a internet imediatamente a fim de facilitar as investigações da autoridade policial.

Carla Zambelli manda deputado tomar no c* durante reunião de Comissão

TCU vai autorizar auditoria no Fundo Amazônia após pedido do Senado Federal

Eduardo Bolsonaro fez viagem oficial relâmpago ao Bahrain; pauta é mistério

O objetivo das medidas é combater as ameaças e garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação nas escolas brasileiras. O ministro afirmou que as ações serão executadas de forma coordenada com as polícias estaduais e outras autoridades competentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES