Dom Cláudio Hummes diz que corrupção é uma doença grave

Dom Cláudio Hummes diz que corrupção é uma doença grave

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cardeal e prefeito da Congrega??o para o Clero no Vaticano, dom Cl?udio Hummes, disse ontem, em Porto Alegre, que a corrup??o ? um problema muito s?rio no Brasil, mas que a descoberta de esquemas e a pris?o de envolvidos "? um bom sinal".

"Este ? um problema que feriu o povo brasileiro. A corrup??o ? uma doen?a muito grave, mas ? verdade que muita gente foi presa ou est? sendo processada", afirmou.

O cardeal disse que o Brasil enfrenta um momento bom economicamente, o que levou ? redu??o da mis?ria e da mortalidade infantil.

"Fiquei muito feliz de ler as ?ltimas estat?sticas que mostram que a pobreza e a mortalidade infantil, um dos grandes sinais de subdesenvolvimento e abandono social, reduziram pela metade em 15 anos", afirmou.

Dom Cl?udio minimizou as altera?es feitas pelo Vaticano no documento de Aparecida, elaborado durante a Celam (Confer?ncia do Episcopado da Am?rica Latina), em maio.

Segundo ele, todos os textos passam por revis?o porque s?o escritos "a muitas m?os".

Dom Cl?udio afirmou que os consultores jur?dicos do Vaticano n?o fizeram nenhuma modifica??o.

"Eles apenas decidiram qual texto valeria. Houve d?vidas sobre a aprova??o, porque n?o havia o n?mero necess?rio de votos, mas n?o houve altera?es substanciais no documento", afirmou.

Em Porto Alegre para participar do 1? F?rum da Igreja Cat?lica no Rio Grande do Sul, dom Cl?udio pediu aos padres que busquem mais fi?is, especialmente os cat?licos que se afastaram da religi?o.

Ele afirmou que o grande desafio da igreja, hoje, ? n?o perder fi?is na Europa e na Am?rica Latina. "Foi na Europa que se difundiu o cristianismo e a Am?rica Latina ? uma regi?o muito cat?lica e seria um desastre irrepar?vel simbolicamente", disse o cardeal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES