Donald Trump diz que será preso na terça-feira e clama por protestos

Em postagem em rede social neste sábado, ex-chefe de Estado disse que o “principal candidato republicano e ex-presidente dos Estados Unidos será preso“

Donald Trump diz que será preso na terça-feira e clama por protestos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou neste sábado, através de mensagem postada na plataforma Truth Social, que deve ser "preso" na próxima terça-feira. O ex-chefe de Estado, que poderia ser alvo de uma acusação de suborno pago a uma atriz pornô antes das eleições de 2016, também clamou por protestos. As informações são do O Globo.

Referindo-se a um suposto "vazamento" do escritório do procurador do estado de Nova York , Alvin Bragg, a quem acusou de "corrupto", Trump, que espera concorrer à Casa Branca novamente em 2024, escreveu em letras maiúsculas: "O principal candidato republicano e ex-presidente dos Estados Unidos Estados da América será preso na terça-feira da próxima semana. Proteste, recupere nossa nação!"

Trump fez nesta sexta-feira seu primeiro post no Facebook desde o fim da suspensão de sua conta, no início de fevereiro. Além disso, após dois anos sem poder publicar vídeos no YouTube, o perfil do ex-presidente americano na rede também foi reativado. A primeira publicação de Trump na rede trata-se de um vídeo da noite de sua vitória sobre a candidata democrata Hillary Clinton, em 2016. Ao final, surge um anúncio de sua campanha à Presidência em 2024.

Donald Trump diz que será preso na terça-feira e clama por protestos - Foto: Brandon Bell/Getty Images 

O YouTube suspendeu Trump dias depois que uma multidão de apoiadores do ex-presidente atacou o Capitólio em Washington, em 6 de janeiro de 2021, para tentar impedir a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden. Ele foi suspenso por postar conteúdo que a plataforma disse ter incitado os distúrbios. Depois, foi informado que poderia voltar quando "o risco de violência diminuir".

Trump alegou por semanas que a eleição presidencial foi roubada e foi acusado de instigar os distúrbios. "A partir de hoje, o canal de Donald J. Trump não está mais restrito e pode publicar novos conteúdos", disse o YouTube em um comunicado nesta sexta-feira.

Outras plataformas já restauraram as contas de Trump após suspendê-las pelos mesmos motivos do YouTube. A gigante Meta anunciou em janeiro que restauraria as contas do ex-presidente no Facebook e no Instagram com "novas medidas de segurança". Um mês depois, as contas de Trump nas redes voltaram a aparecer. Ele, no entanto, só voltou a publicar no Facebook nesta sexta.

Sua conta no Twitter, que tem 87 milhões de seguidores, também foi bloqueada depois dos distúrbios. Trump criou então a plataforma Truth Social, onde menos de cinco milhões de pessoas o seguem. A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês), que apresentou mais de 400 ações legais contra Trump, aplaudiu a decisão da Meta.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES