508 famílias do Parque Firmino Filho, localizado na zona Norte da capital, receberam registro de imóvel, nesta segunda-feira, 2. A ação foi realizada pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) faz parte do Programa Municipal de Regularização Fundiária e integra o "Titula Brasil", promovido pelo Governo Federal.

Segundo o presidente da Eturb, João Pessoinha, pela legislação, as famílias que recebem o título de posse só podem vender ou doar o terreno após 10 anos. No entanto, o prefeito Dr. Pessoa vai assinar nesta segunda-feira, 2, uma lei que vai acabar com esse prazo de 10 anos. 

"A partir de hoje, a casa é de vocês. Uma coisa importante, as famílias não pagaram nenhum centavo para obter esse documento, uma exigência do Dr. Pessoa", destacando as parcerias com cartórios, Tribunal de Justiça e com o Instituto de Terras do Piauí.

Pessoinha agradeceu a cada funcionário da Eturb e disse que não foi fácil entregar a documentação no cartório e receber o registro de imóvel de 508 famílias em 60 dias.

Solenidade de entrega de registro de imóvel no Parque Firmino Filho (Foto: Apoliana Oliveira)Solenidade de entrega de registro de imóvel no Parque Firmino Filho (Foto: Apoliana Oliveira)

O prefeito Dr. Pessoa disse na solenidade que as famílias do Parque Firmino Filho agora têm de fato o direito a moradia. "Temos uma programação feito por Pessoinha, que eu não deixei e ele também não queria ser candidato a deputado federal, praticamente eleito", disse Dr. Pessoa, declarando que ele preferiu contribuir com a administração municipal. "Ele está fazendo mais do que o esperado. Focado o dia todo, manhã, tarde e noite", disse o prefeito.

No evento, o vice-prefeito Robert Rios destacou a importância do registro de imóvel que torna as famílias donas, de fato, de suas propriedades. "São 508 famílias que vão olhar para o documento, dormir e dizer que essa casa é minha e nenhum político vai chegar aqui e chantagear", disse, enfatizando que a partir de agora vai acelerar a entrega de títulos e a meta é até o final do mandato entregar documento de propriedade para toda família de Teresina que não tem documento.