Dr. Pessoa apresenta soluções digitais para transporte público de Teresina

. O encontro com parceiros externos e membros da gestão municipal teve como objetivo a apresentação dos resultados.

Projeto do Observatório do Transporte. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, através do Departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), realizou nesta segunda-feira (17) uma reunião de encerramento do Projeto do Observatório do Transporte. O encontro com parceiros externos e membros da gestão municipal teve como objetivo a apresentação dos resultados, estratégias de escalabilidade e o produto final que abrange três soluções para o sistema teresinense.

O projeto é um financiamento da União Europeia, através do programa EuroClima+, com aporte de 500 mil euros. O Observatório passou por um período de diagnóstico onde foram analisadas estratégias de desenvolvimento urbano voltadas para o transporte coletivo que atendam toda população teresinense, detectando os principais problemas. Após essa etapa, o trabalho feito pela prefeitura foi de buscar unir e praticidade no desenvolvimento das soluções de mobilidade.

“Estamos gratos por esse projeto e pelas conclusões positivas que tivemos dele. A Prefeitura tem gratidão aos parceiros, como a União Europeia e Agência Francesa de Desenvolvimento, por esse trabalho conjunto para melhorar Teresina e trazer mais transparência e eficiência aos serviços públicos relacionados ao transporte”, pontua o Prefeito de Teresina, Dr Pessoa.

Reunião de encerramento do Projeto do Observatório do TransporteDentre as equipes escolhidas, há o desenvolvimento de um sistema de gestão de indicadores de qualidade para auxiliar na tomada de decisões pelos gestores; outra com solução digital para manutenção das frotas de ônibus pelos motoristas em contato direto com as garagens das empresas responsáveis; e um sistema que visa a organização nas rotas de ônibus da capital.

“Foram escolhidos três projetos, dentre as mais de 15 equipes que participaram do processo de ‘Inovação Aberta’, onde as equipes demonstraram as possíveis soluções adotadas de acordo com o diagnóstico. As equipes escolhidas estão alinhadas com proposições que buscam solucionar problemas recorrentes utilizando tecnologia de forma simples e prática. Os participantes receberam apoio especializado, treinamentos e suporte financeiro para o desenvolvimento de protótipos dessas soluções tecnológicas”, explica Cíntia Bartz, coordenadora do Departamento Agenda 2030, vinculado à Semplan.

Projeto é importante para PMTEstavam presentes na reunião o corpo técnico da Semplan, Strans, Prodater para a apresentação dos resultados junto aos parceiros externos, como membros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além do consórcio Systra/Unifor e a Despacio, que foram consultores no desenvolvimento do projeto.

“A Prefeitura de Teresina ganha muito com projetos como esse. Nosso Prefeito Dr Pessoa está muito satisfeito com os resultados. Temos aqui o encerramento de um trabalho em parceria com entidades mundiais e trazendo para Teresina mais tecnologia para o transporte público que trarão mais transparência e dinâmica aos serviços do município. É uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD), firmada em 2018, contando com 500 mil euros de recursos da União Europeia. Um aporte positivo e que hoje traz resultados para a nossa cidade”, explica João Henrique Sousa, secretário Municipal de Planejamento.

Na terça-feira, a partir das 11h, a equipe da Agenda Teresina 2030, coordena uma ação de urbanismo tático na Avenida Frei Serafim. A programação do encontro também conta com uma Oficina de General Transit Feed Specification (GTFS) – em português, Especificação Geral de Feeds de Transporte Público – a linguagem mais utilizada para a exibição de informações do transporte no mundo.

Reunião para discutir Observatório do Transporte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES