Dr. Pessoa assina ordem para retomar obra da ponte sobre rio Poti

A nova ponte fica sobre o Rio Poti e liga o bairro Água Mineral, na zona Norte; à Ufpi na zona Leste da capital

Dr Pessoa assina ordem de serviço para retomada de Ponte | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), assinou nesta terça-feira, 17 de janeiro, ordem de serviço para retomada da construção da ponte sobre o Rio Poti, em solenidade realizada no Palácio da Cidade. O investimento ultrapassa a cifra de 40 milhões de reais.

A obra estava paralisada desde março do ano passado, e passou por um processo de relicitação. A ponte funcionará como uma importante ligação entre o bairros Água Mineral, na zona Norte à Universidade Federal do Piauí, no bairro Ininga, zona Leste de Teresina. Ao todo, a obra receberá o investimento de R$ 41.430.921,51, oriundos dos cofres públicos municipais. A obra será executada pela empresa Consórcio Construtor Teresina.

O prefeito Dr. Pessoa enfatizou a importância da construção de mais uma ponte ligando duas grandes regiões da cidade de Teresina.

“Todo gestor tem que olhar para que o povo que e uma das coisas que mais o povo daquela região quer é essa integração entre os bairros. Nós demos a ordem de serviço hoje para a integração da zona Leste com a zona Norte de Teresina e é uma alegria total, agora está marcado o início, o meio e o fim, será concluída em quatorze meses. São 41 milhões de reais investidos e a obra será realizada no prazo determinado. É uma obra importante para a mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Dr. Pessoa.

Dr Pessoa assina ordem de serviço para construir ponte (Foto: SEMCOM)Welton Bandeira, superintendente da Saad Norte, destacou a importância da obra e disse que espera concluir dentro de 14 meses. "Espero vir novamente aqui para inaugurar a obra", disse.

Marceli Diniz, gerente de Governo da Caixa Econômica Federal, disse que essa é mais uma parceria com a PMT e espera em março assinar mais dois contratos de habitação e disse que a Caixa está à disposição. “Esta faz parte de uma série de obras que temos com a Prefeitura, em especial de financiamentos com recursos do FGTS. A construção desta ponte vai melhorar a mobilidade da região, ligando a região Norte a região Leste, e vai desafogar o trânsito nas outras pontes já existentes”, detalhou.

O secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, afirmou que a solenidade causa emoção e sinalizou que em 2 anos da atual gestão não foi fácil retomar as obras que estavam paradas e declarou que a maioria foi reiniciada do zero, inclusive até com nova licitação.

João Henrique fala sobre as finanças municipais (Foto: SEMCOM)“É mais uma grande obra que o Dr. Pessoa teve a coragem de retomar. Digo que vai retomar, mas praticamente nós não tínhamos nada da obra, esta obra vai ser feita por inteiro, é um investimento de 42 milhões de reais e o prefeito de Teresina vai fazer, vai entregar para a cidade, que é uma obra de maior importância para aquela região imensa, e acho que hoje é um dia de alegria para a prefeitura”, pontuou.

Finanças

O secretário disse que o ano de 2020 o balanço foi negativo, saiu da letra B para a C, deixando a PMT impossibilitaa de contratar com instituições financeiras e em 2021 foi dedicado ao trabalho desaneamento das contas e cidar da parte financeira. De acordo com ele, foi um ano de busca de recuperação.

Em 2022, foi possível voltar a contratar com bancos e hoje, a PMT tem tranquilidade e respaldo financeiro para executar obras.

Dr. Pessoa assina ordem para retomar obra da ponte sobre rio Poti (Foto: Marcelo Cardoso / semcom)João Henrique lembrou do Museu da Imagem e do Som e da Floresta Fóssil. "Agradecemos a parceria com os bancos e também o apoio da Câmara. Em 2023, a administração de Dr. Pessoa vai realizar obras fundamentais para Teresina", disse João Henrique.

Além da ordem de serviço da Ponte, o prefeito anunciou 2 grandes mercados na zona Sul e 2 na zona Norte, com planejamento de um no Santa Maria da Codipi e citou ainda a construção de que mil casas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Dr. Pessoa assina ordem para retomar obra da ponte sobre rio Poti (Foto: Marcelo Cardoso / semcom)O líder municipal disse que todas as obras de Teresina, tem o plano de concluir ao longo deste ano. O prefeito ressalta que deseja celeridade na obra da Ponte e anunciou nestes próximos três meses várias obras devem ser reiniciadas e declarou que a Via Sul deve ser entregue nas festividades de aniversário da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES