Dudu quer readmissão de trabalhadores do transporte público de Teresina

Vereador diz que descarte dos trabalhadores criaria uma situação difícil.

Vereador durante entrega do relatório | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Motoristas e cobradores que atuam em quatro consórcios de transporte urbano de Teresina foram recebidos pelo vereador Dudu (PT), que presidiu a CPI do Transporte Coletivo. Na pauta, eles trataram da situação empregatícia dos trabalhadores do sistema caso haja a rescisão do contrato entre prefeitura e Setut, como sugere o relatório final da CPI do Transporte Público.  O vereador quer a readmissão de todos os funcionários.

O motorista Cláudio Gomes disse que o maior temor dos trabalhadores é perder, além dos empregos, os seus direitos trabalhistas. A classe está com salários, férias e FGTs atrasados e as empresas alegam que estão falidas, que não podem pagar o que devem e querem que a gente se demita. 

"Além do emprego, vamos perder os direitos trabalhistas, portanto ficamos de mãos atadas. Eu trabalho em ônibus há 18 anos, nos dedicamos a vida toda e agora muitos vivem de cesta básica. Viemos ouvir do Dudu algo que nos traga segurança, agora vamos conversar com o prefeito para saber o que podemos esperar”, disse o funcionário.

Vereador durante entrega do relatório ao prefeito de Teresina (Divulgação)

Defesa do trabalho

Dudu se comprometeu a sair em defesa dos trabalhadores para que não fiquem desempregados. “Nós votamos pela rescisão do contrato, mas eu entendo que precisamos discutir com o prefeito sobre o amparo social para que nenhum trabalhador que hoje atua no sistema fique desempregado e sim que seja realocado ou readmitido por quem for operar o sistema agora e com a nova licitação, pois além de ser justo, eles já têm a expertise. Ganham os trabalhadores e ganha o povo com mão de obra qualificada”, afirmou.

Ainda de acordo com o vereador, o descarte dos trabalhadores os deixaria em uma situação insustentável. “Hoje os trabalhadores do transporte público vivem tensos por causa do desmonte da categoria e humilhação por parte dos empresários ao longo de anos, que não pagam salários e até desviam recursos federais. A situação em que eles se encontram já é grave, muitos sobrevivem de ajuda. A demissão dessas pessoas no momento de crise em que vivemos as deixaria em situação crítica e ainda agravaria o problema de desemprego na nossa cidade”, concluiu Dudu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES