Eleição presidencial começa com longas filas na região leste dos Estados Undos

Barack Obama está disposto a fazer história como o primeiro presidente negro dos EUA

Eleição presidencial começa com longas filas na resiãoo leste dos Estados Undos | Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Longas filas de eleitores começaram a se formar nos locais de votação que abriram na manhã de hoje, nos Estados Unidos. A expectativa é de participação recorde no país, em que o voto não é obrigatório. Vários eleitores compareceram às seções nos Estados do leste. Outros 29 milhões deles votaram antecipadamente, em 30 Estados.

O candidato democrata Barack Obama está disposto a fazer história como o primeiro presidente negro dos EUA, após uma prolongada campanha de dois anos. Já o republicano John McCain insiste na possibilidade de uma reação, apesar das pesquisas favoráveis ao rival.

Os primeiros resultados sugerem uma vantagem para Obama. As estatísticas oficiais mostram que mais democratas compareceram às urnas em Colorado, Carolina do Norte, Flórida e Iowa. Nos quatro Estados venceu em 2004 o atual presidente, George W. Bush. Os democratas também esperam obter maioria na Câmara dos Representantes e no Senado, enquanto os republicanos agiam para minimizar as perdas.

Balanços oficiais mostram que Obama venceu as votações em pequenas localidades do Estado de New Hampshire, onde persiste a tradição de se anunciar o primeiro resultado das eleições presidenciais dos EUA. Obama derrotou McCain por 15 votos a 6 em Dixville Notch, enquanto em Hart"s Location houve 17 votos para Obama, 10 para McCain e 2 para Ron Paul, que disputa a eleição de forma independente. Nas duas últimas eleições, Bush venceu nos dois locais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES