Eleições 2022: 38 candidaturas são barradas pelo TRE-PI; confira detalhes

De acordo com o TSE, não constarão nas urnas as candidaturas indeferidas com trânsito em julgado e aquelas decorrentes de renúncia

urna eletrônica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu 421 pedidos de registro de candidaturas para as Eleições 2022.

Deste total, 38 foram indeferidos até o presente momento. Os julgamentos ocorreram até o dia 13 de setembro, agora os que não tiveram a candidatura avalizada podem interpor recurso na instância superior, o TSE.

O prazo final para julgamento também foi o termo final para a substituição de candidatos, salvo na situação de falecimento. Dentre os indeferimentos no Piauí estão 20 para o cargo de deputado federal, 11 para estadual; além do indeferimento da pleiteante ao Governo, Gessy Lima e do seu vice; e de mais três suplentes de Senador.

Ações podem se estender até o dia do voto nas urnas. (Foto: Reprodução)

Não constarão nas urnas as candidaturas indeferidas com trânsito em julgado e aquelas decorrentes de renúncia. Além dos deferidos, irão para as urnas os candidatos indeferidos que recorreram da decisão e aqueles que na data do fechamento do sistema ainda aguardam julgamento.

SUBSTITUIÇÃO EM CASO DE FALECIMENTO - A exceção para pedido de substituição de candidata ou candidato após o término do prazo só ocorre em caso de falecimento, em até 10 dias a contar do óbito.

Leia Mais

 Em todas as hipóteses de substituição, cabe ao partido político, à federação ou à coligação dar ampla publicidade ao fato, para esclarecimento do eleitorado, além da divulgação pela Justiça Eleitoral.

 Será indeferido o pedido de registro de candidatura em substituição ou para preenchimento de vagas remanescentes quando não forem respeitados os limites mínimo e máximo das candidaturas de cada gênero previstos no artigo 72 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral 23.609/2019.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES