Eleições legislativas na Argentina ocorrem neste domingo

Os analistas dão como certo que o governo peronista de Cristina perderá a maioria no Parlamento no pleito de amanhã

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os argentinos vão às urnas em eleições legislativas, na metade do mandato da presidente Cristina Fernández de Kirchner e com sinais de contração econômica, após seis anos consecutivos de forte crescimento. A votação se iniciou às 8h deste domingo (28). Há 27,7 milhões de eleitores habilitados (ou 70% da população), para um pleito que elegerá metade das cadeiras do Câmara dos Deputados (127 de 257 vagas), um terço do Senado (24 cadeiras de 72), e cadeiras em legislativos, provinciais e municipais.

Há irritação do setor agropecuário pela pressão fiscal, motivo da sequência de greves do ano passado, e que culminou em forte descontentamento da população de classe média.

Ao mesmo tempo aumentam as críticas ao Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec). O órgão governamental tem sido muito questionado há dois anos, e seus indicadores já começam a mostrar em conta-gotas o impacto da crise global.

O descrédito do Indec faz com que muitos duvidem dos cálculos sobre pobreza na Argentina e afeta os interesses dos credores da dívida soberana do país, de US$ 127,5 bilhões.

Os analistas dão como certo que o governo peronista de Cristina perderá a maioria no Parlamento no pleito de amanhã.

Mas também preveem que o bloco governista Frente para a Vitória se manterá como a maior bancada, frente a uma oposição formada por alianças de conservadores com peronistas dissidentes e grupos de centro-esquerda aliados à União Cívica Radical, partido mais antigo do país.

A oposição denuncia manipulação dos indicadores econômicos oficiais, que no caso da inflação podem ser até três vezes menores que os de empresas de consultoria privada.

Desafios para Kirchner

Para o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), principal candidato governista, marido e antecessor de Cristina, as próximas eleições põem em xeque o retorno às políticas neoliberais da última década, que desembocaram na grave crise de 2001, quando a Argentina decretou moratória.

Em meio ao calor desse debate, o Indec assegurou na semana passada que a economia argentina cresceu 2% no primeiro trimestre.

Enquanto a oposição ironizava sobre o "otimismo" dos números oficiais, a imprensa econômica local comentou com sarcasmo que a Argentina "é o único" país do Grupo dos Vinte (G20, que reúne as nações mais ricas e as principais emergentes) que não entrou em recessão por culpa da crise global.

O governo de Cristina sustenta com todo rigor que este será o sétimo ano consecutivo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), embora a uma taxa menor a 8% na média registrada entre 2003 e 2008.

A maioria das empresas de consultoria privada assegura que o país já entrou em recessão, e calcula que o PIB sofrerá queda de 2% a 5% este ano.

O Indec sofre fortes críticas desde o início de 2007, quando durante a gestão de Néstor Kirchner mudou sua forma de medir a inflação.

O tema ainda provocou polêmicas com o Fundo Monetário Internacional (FMI), habitual alvo de denúncias do ex-presidente e de sua esposa.

Segundo estatísticas oficiais, o país registrou no ano passado inflação de 7,2%, três vezes menor que a calculada por empresas privadas.

Em março último, o Indec assegurou que até o fim de 2008 a pobreza afetava 3,75 milhões de pessoas, ou 15,3% da população.

No entanto, firmas de consultoria avaliam que a alta do custo de vida com seu impacto na cesta básica de alimentos e serviços leva o número de pessoas que vivem na pobreza a atingir dez milhões.

Economistas afirmam que a Argentina está longe de um novo colapso econômico, apesar de reforçarem a necessidade de que o governo ajuste gastos públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES