Adiado por apagão, 2º turno da eleição em Macapá ocorre neste domingo

Dr. Furlan (Cidadania) e Josiel (DEM) disputam a prefeitura da capital amapaense. Pleito ocorre das 7h às 17h, com as 3 primeiras horas preferenciais para idosos.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O último domingo antes do Natal será de eleições em Macapá, última cidade do país a ir às urnas em 2020. A votação do 2º turno que vai definir o novo prefeito da capital do Amapá ocorre das 7h às 17h. O pleito foi adiado por falta de segurança em função da crise energética que deixou o Amapá às escura em novembro. São 292,7 mil eleitores aptos ao voto em 703 seções eleitorais.

O apagão que gerou o adiamento do pleito iniciou no dia 3 de novembro, após um incêndio na principal subestação do estado. O governo federal e a distribuidora de energia garantiram que foi restabelecido em 100% o fornecimento de eletricidade no dia 24 de novembro, 26 dias depois. O Ministério de Minas e Energia informou que a situação deve se tornar segura até o Natal.

 Foto: John Pacheco/G1 

Concorrem ao cargo o empresário e jornalista Josiel (DEM) e o médico e deputado estadual Dr. Furlan (Cidadania). No 1º turno, no dia 6, Josiel teve 29,47% dos votos válidos e Dr. Furlan ficou com 16,03%. No 1º turno, a abstenção ficou em 25,81%, com 75,5 mil eleitores que não votaram. Foi o maior número de faltosos já registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na capital.

Regras e orientações

Os eleitores podem votar das 7h às 17h, com horário preferencial para maiores de 60 anos entre 7h e 10h. A Justiça Eleitoral recomenda consultar o local de votação antes de sair de casa. Em Macapá, 54,3 mil eleitores foram remanejados.

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, basta um documento oficial com foto, que pode ser o passaporte, RG, carteira de trabalho ou CNH. O aplicativo e-Título também é válido, e é uma ferramenta bem útil (saiba como se cadastrar). É obrigatório o uso de máscara facial e higienização das mãos ao entrar e sair da sala de votação.

Este ano não há o procedimento de identificação por biometria. Além do documento, a identificação é visual, a princípio, com o eleitor de máscara. Apenas se o presidente da seção não reconhecer o eleitor, ele poderá pedir que este dê dois passos para trás e tire rapidamente a máscara, mantendo uma distância segura.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de presença, e de preferência que não leve crianças e acompanhantes.

Foto: TRE-AP/Divulgação 

O TRE-AP orienta que os eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não devem comparecer à votação. Até 60 dias após o turno de votação, é possível justificar o voto mediante comprovação do motivo da ausência. A justificativa também pode ser feita pelo aplicativo.

A ordem de votação é: primeiro você digita os 5 números do seu candidato a vereador, e em seguida, você insere os 2 dígitos do seu candidato a prefeito. Antes de apertar "confirma", o eleitor deve aguardar aparecer a foto do candidato na tela da urna.

Fonte: G1. 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES