Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números!

Com apoios, Rafael Fonteles lidera com 55,6% dos votos; Silvio Mendes aparece em segundo com 34,28%

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, somando 55,6% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos.

Rafael Fonteles e Silvio Mendes polarizam a intenção de voto (Foto: Reprodução)Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 34,28%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 4,36%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 2,18%.

Leia Mais

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,91%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,85%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,67%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,61%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,55%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

Cenário com os brancos, nulos e indecisos

Nesse cenário, ao se considerar os brancos/nulos e os indecisos, Rafael Fonteles (PT) com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, soma 45,9% das intenções de voto.

Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 28,3%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 3,6%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 1,8%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,75%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,7%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,55%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,5%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,45%.

Aqueles que apontaram que pretendem votar branco/nulo somam 0,95%; os que sinalizaram nenhum/ninguém chegam a 7,8%. Por fim, os eleitores que não sabem ou não opinaram são 8,7%.

Sem apoios, Sílvio e Rafael em empate técnico

Pesquisa de intenção de voto estimulada para governador do Piauí realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) revela empate técnico entre os pré-candidatos Sílvio Mendes (União Brasil) e Rafael Fonteles (PT). Sílvio tem 46,72% dos votos válidos e Rafael Fonteles soma 42,37%.

Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando a margem de erro, Sílvio varia de 44,53% a 48,91% dos votos válidos e Rafael oscila de 40,18% a 44,56%.

Os votos válidos desconsideram brancos, nulos, ninguém e indecisos, assim como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.

Coronel Diego Melo (PL) é o terceiro colocado com 2,99% dos votos válidos. Gessy Fonseca (PSC) aparece com 2,34% dos votos válidos. Gustavo Henrique soma 1,62%; Geraldo Carvalho chega a 1,43%; Madalena Nunes fica com 1,23%; Lourdes Melo tem 0,78% e Ravenna Castro com 0,52%.

Estimulada considerando os brancos, nulos e indecisos

Sem levar em conta apenas os votos válidos, Sílvio Mendes aparece com 35,95%, oscilando de 33,76% a 38,14% na margem de erro; e Rafael Fonteles soma 32,6%, oscilando de 30,41% a 34,79% na margem de erro. Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL) com 2,3%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 1,8%.

O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) soma 1,1%; Madalena Nunes (PSOL) tem 0,95%; Lourdes Melo (PCO) registra 0,6% e Ravenna Castro (PMN) soma 0,4%. Os eleitores que responderam nenhum dos pré-candidatos a governador somam 10,25%. Os indecisos são 11,45%; brancos e nulos representam 1,35%.

67,85% votariam em candidato indicado por Lula

O levantamento ainda mensura o potencial de transferência de voto dos candidatos à Presidência para os pleiteantes ao Governo do Estado na próxima eleição.

Em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao pleito, 67,85% apontaram que votariam em um candidato ao Governo indicado por Lula, enquanto 25,7% não votariam, 3,25% não souberam ou não opinaram e 3,2% sinalizaram que são indiferentes ao indicativo de apoio.

Na pesquisa, 71,9% apontam que não votariam em um candidato indicado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 22,3% apontaram que votariam, enquanto 2,75% não souberam ou não opinaram; e 3,05% responderam que são indiferentes.

Maioria não conhece o candidato apoiado por Lula

O Instituto Amostragem ainda mensurou qual o grau de conhecimento do nome do candidato apoiado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Piauí.

Neste questionamento, 54,95% dos entrevistados apontaram que não conhecem o nome do candidato que tem o apoio do petista na disputa para o Governo do Piauí, enquanto 45,05% apontaram que 'sim', conhecem o nome do candidato apoiado por Lula na corrida majoritária no Estado.

Firmeza na intenção de voto em Rafael é a maior

Nove candidatos disputam o Governo do Piauí (Foto: Reprodução)Dos entrevistados que apontaram a intenção de votar no candidato Rafael Fonteles (PT) 76,84% apontaram que não muda, já está decidido; 21,63% indicaram que ainda podem mudar; enquanto 1,53% não sabe ou não opina.

Em relação ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto no ex-prefeito de Teresina, 71,63% indicaram que não muda, já está decidido; 26,98% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 1,39% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Coronel Diego Melo (PL), 65,22% indicaram que não muda, já está decidido; 34,78% apontaram que ainda poderá mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Gessy Lima (PSC), 47,22% indicaram que não muda, já está decidido; 52,78% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Geraldo Carvalho (PSTU), 40,91% indicaram que não muda, já está decidido; 59,09% apontaram que ainda poderá mudar.

Entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Madalena Nunes (PSOL), 31,58% sinalizaram que não muda, já está decidido; já 63,16% indicaram que ainda pode mudar; e 5,26% não sabe ou não opina.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto no candidato Gustavo Henrique (Patriota), 68% indicaram que não muda, já está decidido; 28% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 4% não sabe ou não opina.

Em relação à candidata Ravenna Castro (PMN), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na advogada, 25% indicaram que não muda, já está decidido; 75% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar na candidata Lourdes Melo (PCO), 75% indicaram que não muda, já está decidido; 25% apontaram que ainda poderá mudar.

FICHA TÉCNICA - A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 26 a 30 de agosto de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-07499/2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES