Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números!

Rafael Fonteles (PT) lidera com 50,28% dos válidos; em segundo lugar Silvio Mendes (UB) tem 44,21%

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Amostragem divulgou nova pesquisa para o Governo do Piauí nesta segunda-feira (26). O candidato  Rafael Fonteles (PT) ampliou a vantagem na disputa pelo Palácio de Karnak na pesquisa de intenção de voto estimulada., considerando somente os votos válidos, ou seja, quando se exclui os brancos, nulos e indecisos.

Os dados apontam que Rafael Fonteles mantém a liderança com 50,28%, avançando 1,56% em comparação ao levantamento feito na semana passada; o cenário indica para uma possibilidade de vitória em primeiro turno para o petista.

Leia Mais

Rafael Fonteles e Silvio Mendes polarizam a disputa (Foto: Reprodução)Silvio Mendes (União Brasil) vem na sequência com 44,21% das intenções de votos válidos, caindo 0,34% no comparativo com a pesquisa anterior, mas dentro da margem de erro da amostra, que é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. O indicativo aponta um cenário de estabilidade para o candidato.

A diferença entre Rafael Fonteles (PT) e Silvio Mendes (UB) é de 6,07 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de setembro, com 2 mil eleitores em 90 municípios piauienses.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos para divulgar o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.

Coronel Diego Melo (PL) é o terceiro colocado com 1,65% dos votos válidos. Gessy Lima (PSC) aparece com 0,98% dos votos válidos.

A candidata Madalena Nunes (PSOL) soma 0,8% dos válidos; seguida por Lourdes Melo (PCO) registra 0,67%.

Gustavo Henrique (Patriota) tem 0,61%; Geraldo Carvalho (PSTU) tem 0,55% e Ravenna Castro (PMN) soma 0,24% dos válidos.

Na estimulada, Rafael tem 41,05% e Silvio 36,1%

Quando se consideram os brancos, nulos e indecisos, o cenário mostra o candidato petista Rafael Fonteles com 41,05% das intenções de voto estimulada, avançando 1,95% no comparativo com a pesquisa anterior. Ele é seguido pelo candidato Silvio Mendes (União Brasil), que aparece com 36,1% da intenção de voto estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos concorrentes aos entrevistados.

No comparativo com o levantamento feito entre os dias 12 e 16 de setembro, Rafael Fonteles e Silvio Mendes oscilaram dentro da margem de erro de 2,19%.

Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL) com 1,35%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 0,8%.

A candidata Madalena Nunes (PSOL) é a quinta colocada na pesquisa, alcançando 0,65% das menções; na sequência vem Lourdes Melo (PCO), somando 0,55% das intenções de voto.

O pleiteante do Patriota, o servidor público Gustavo Henrique obteve 0,5%; Geraldo Carvalho (PSTU) tem 0,45%. Por fim, a candidata Ravenna Castro (PMN) foi mencionada por 0,2% dos entrevistados.

Os eleitores que responderam nenhum dos candidatos a governador somam 6,45%. Os indecisos são 10,2%; brancos e nulos representam 1,7%.

Rafael cresce 11,35% desde julho

O ex-secretário estadual de Fazenda e candidato do PT ao Governo, Rafael Fonteles, cresce 1,95 ponto percentual na nova pesquisa, realizada entre 19 a 23 de setembro, no comparativo com o levantamento feito entre 12 e 16 de setembro. Na linha do tempo, Fonteles avançou de 39,1% para 41,05%; quando se compara com a pesquisa promovida de 13 a 17 de julho, quando o pleiteante do PT tinha 29,7%, a alta é de 11,35 pontos percentuais.

Por sua vez, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) teve uma oscilação dentro da margem de erro na nova pesquisa, passando de 35,75% para 36,1%.

Firmeza na intenção de voto em Rafael é a maior

Nove candidatos disputam o Governo do Piauí (Foto: Reprodução/Raissa Morais)Dos entrevistados que apontaram a intenção de votar no candidato Rafael Fonteles (PT) 84,29% apontaram que não muda, já está decidido; 14,37% indicaram que ainda podem mudar; enquanto 1,34% não sabe ou não opina.

Em relação ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto no ex-prefeito de Teresina, 82,55% indicaram que não muda, já está decidido; 16,48% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 0,97% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Coronel Diego Melo (PL), 70,37% indicaram que não muda, já está decidido; 29,63% apontaram que ainda poderá mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Gessy Lima (PSC), 56,25% indicaram que não muda, já está decidido; 43,75% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Geraldo Carvalho (PSTU), 55,56% indicaram que não muda, já está decidido; 44,44% apontaram que ainda poderá mudar.

Entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Madalena Nunes (PSOL), 61,54% sinalizaram que não muda, já está decidido; já 38,46% indicaram que ainda pode mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto no candidato Gustavo Henrique (Patriota), 70,0% indicaram que não muda, já está decidido; 30,0% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Em relação à candidata Ravenna Castro (PMN), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na advogada, 25% indicaram que não muda, já está decidido; 50% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 25% não sabem ou não opinam.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar na candidata Lourdes Melo (PCO), 54,55% indicaram que não muda, já está decidido; 45,45% apontaram que ainda poderá mudar a intenção de voto.

Expectativa de vitória para governador

O Instituto Amostragem ainda mensurou com os entrevistados a expectativa de vitória para governador no Piauí; neste recorte, 31,65% apontaram que acreditam na vitória do candidato do PT, Rafael Fonteles; em seguida, 29,65% responderam que acreditam em uma vitória de Silvio Mendes, candidato do União Brasil.

Entre os entrevistados, 0,35% responderam que esperam a vitória de Coronel Diego Melo (PL); 0,15% a candidata do PSOL Madalena Nunes e 0,15% Geraldo Carvalho (PSTU).

Ao todo, apostaram na vitória de Lourdes Melo (PCO), Gustavo Henrique (Patriota) e Ravenna Castro (PMN), 0,05% dos entrevistados cada. Outro soma 1,35%; não sabe ou não opina soma 36,55%.

46,35% não conhecem o candidato apoiado por Lula

O levantamento do Amostragem também mensurou o grau de conhecimento do candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; nesse sentido, 53,65% apontaram que conhecem o pleiteante ao Governo do Piauí apoiado pelo presidenciável petista; enquanto 46,35% indicaram que não conhecem.

No Estado, Lula apoia o ex-secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Entre os entrevistados que indicaram conhecer o candidato apoiado por Lula, 94,97% responderam que é Rafael Fonteles (PT); 4,29% indicaram que é Wellington Dias (PT), que não é candidato ao Governo e sim, ao Senado. Outros 0,47% indicaram que é o candidato do União Brasil, Silvio Mendes, que não é apoiado por Lula e sim, pelo ministro Ciro Nogueira (Progressistas). Regina Sousa (PT), que não concorre à reeleição, foi citada por 0,19%; e o ex-govenador Wilson Martins (PT), que disputa uma vaga na Câmara Federal, foi mencionado por 0,09%.

FICHA TÉCNICA

A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 19 a 23 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-00381/2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES