Amostragem: Lula lidera com 74,2% no Piauí; Bolsonaro tem 17,45%

Lula avançou 0,92% no comparativo com o levantamento da semana passada. Bolsonaro teve uma alta de 0,58 ponto percentual

O cenário é o melhor para Lula no Estado desde que sua candidatura foi confirmada em convenção no dia 21 de julho | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Amostragem divulgou nova pesquisa para Presidente da República.  O candidato da PT, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera isolado no Piauí somando 74,2% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos.

O cenário é o melhor para Lula no Estado desde que sua candidatura foi confirmada em convenção no dia 21 de julho. O levantamento mostra o amplo favoritismo do petista no Piauí, que historicamente tem dado vantagem aos pleiteantes do partido na eleição presidencial. O petista avançou 0,92% no comparativo com o levantamento da semana passada.

Leia Mais

Lula e Bolsonaro foram os mais mencionados (Foto: Reprodução/Divulgação)O atual presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 17,45%, uma alta de 0,58 ponto percentual no comparativo com a pesquisa realizada entre os dias 19 a 23 de setembro.

O candidato Ciro Gomes (PDT) registra 5,31% das intenções de votos válidos.

Simone Tebet (MDB) tem 2,1%. Na sequência vem Soraya Thronicke (UB) com 0,58%; Padre Kelmon (PTB) registrou 0,11%.

Os candidatos Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) registraram 0,05% cada. O youtuber Pablo Marçal (PROS), que teve a candidatura barrada, teve 0,05% das citações.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

Na espontânea, o ex-presidente chega a 69%

No recorte espontâneo, ou seja, quando não são apresentados os nomes dos candidatos a Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 69% das intenções de voto, um crescimento de 3,35% na comparação com o levantamento anterior; na sequência, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, soma 16,05%.

Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que soma 3,15%; já a candidata Simone Tebet (MDB) foi citada por 1,35%. A candidata Soraya Thronicke (UB) foi citada por 0,15%.

Ciro Nogueira (PP), que não é candidato à Presidência, e sim, ministro da Casa Civil, foi citado por 0,1%.

Os entrevistados que não sabem/não opinam chegam a 7,45%; os que indicaram que não votam em nenhum ou em ninguém somam 1,75%. Branco ou nulo registra 1%.

Na estimulada, Lula lidera com 70,6%

O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 70,6% de intenção de voto estimulada na pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem. No comparativo com o levantamento anterior a alta foi de 1,75%.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, soma 16,6%. Em terceiro lugar está o candidato Ciro Gomes (PDT) com 5,05%.

Simone Tebet (MDB) tem 2,0%. Na sequência vem Soraya Thronicke (UB) com 0,55%; Padre Kelmon (PTB) somou 0,1% na estimulada.

Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Felipe D'Ávila (Novo), Léo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB), registraram 0,05% cada.

Os eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos a presidente somam 1,7%. Brancos e nulos são 0,90% e indecisos 2,25%.

FICHA TÉCNICA - Pesquisa do Instituto Amostragem realizada de 26 a 29 de setembro com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. Margem de erro de 2,19%. Registrada no TSE sob o nº BR-06248/2022 para o cargo de presidente e sob o nº PI-00870/2022 para o cargo de senador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES