Pesquisa do Instituto Amostragem mostra que a maioria dos piauienses ainda desconhecem os pré-candidatos a deputado federal e estadual. No levantamento feito com 2000 pessoas de 16 anos ou mais em 90 municípios piauienses, 75,7% dos entrevistados citaram que não conhecem algum candidato à Câmara Federal ante 24,3% que conhecem. 

Quanto a disputa para a Assembleia Legislativa, 71,95% apontaram que não conhecem algum candidato a deputado estadual antes 28,05% que conhecem. 

Próximo às convenções partidárias, que serão realizadas entre o final de julho e início de agosto e homologarão as candidaturas no Piauí, os pleiteantes aos postos proporcionais terão o desafio se difundir seu nome por todas as microrregiões do Estado.

INDECISOS CHEGAM A 76,2% PARA FEDERAL E 70,60% PARA ESTADUAL

Maioria dos entrevistados não conhecem nenhum pré-candidato (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)Maioria dos entrevistados não conhecem nenhum pré-candidato (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)

Ao serem questionados sobre a intenção de voto para deputado federal nas eleições de 2022 no Piauí,  76,20% dos entrevistados apontaram que não sabem ou preferiram não opinar, o que evidencia um alto grau de indecisos, faltando pouco mais de três meses para o pleito. 

Aqueles que responderam nenhum ou ninguém somaram 4,90%; já Nulo ou Branco somam 0,45%. 

Em relação a corrida pelas trinta cadeiras na Assembleia Legislativa do Piauí, 70,60% não souberam ou não opinaram; já 5,15% apontaram que não pretendem votar em nenhum ou ninguém. 0,65% apontaram que pretendem votar Branco ou Nulo na eleição de outubro.

AMOSTRAGEM: Mais de 70% ainda estão indecisos na eleição de deputado no PI - Imagem 2

 FICHA TÉCNICA

A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada com 2.000 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais residentes e com domicílio eleitoral nos 90 municípios pesquisados no Piauí. 

O levantamento foi realizado de 16 e 20 de junho. A amostra tem nível de confiança de 95% e permite margem de erro de até 2,19%. O registro para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual é PI-01189/2022.