Bispos lançam carta sobre 2º turno: 'Um é democrático e outro autoritário'

“Devemos escolher, de maneira consciente e serena, pois não cabe neutralidade quando se trata de decidir sobre dois projetos de Brasil“

Bispos lançam carta sobre 2º turno: 'Um é democrático e outro autoritário' | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de bispos brasileiros lançou uma carta nesta segunda-feira (24), a fim de alertar sobre o que está em jogo no segundo turno das eleições. Os signatários apontam que a disputa entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) coloca a sociedade diante de um ‘dramático desafio’. As informações são da Carta Capital.

Devemos escolher, de maneira consciente e serena, pois não cabe neutralidade quando se trata de decidir sobre dois projetos de Brasil, um democrático e outro autoritário; um comprometido com a defesa da vida, a partir dos empobrecidos, outro comprometido com a ‘economia que mata’ (Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, 53); um que cuida da educação, saúde, trabalho, alimentação, cultura, outro que menospreza as políticas públicas, porque despreza os pobres. Os dois candidatos já governaram o Brasil e deram resultados diferentes para o povo e para a natureza, os quais podemos analisar”, diz um trecho da redação.

Bispos lançam carta sobre 2º turno: 'Um é democrático e outro autoritário' - Foto: Reprodução

“Somos testemunhas de que o atual Governo, que busca a reeleição, virou as costas para a população mais carente, principalmente no tempo da pandemia”, prossegue o grupo, ao questionar, por exemplo, o lançamento tardio de um programa de auxílio emergencial.

Na sequência, os bispos condenam o uso da fé com fins eleitoreiros. Para eles, “o uso do nome de Deus em vão é um desrespeito ao 2º mandamento”. Também apontam incoerência entre a conduta de Bolsonaro e seu principal slogan.

“Enquanto dizia ‘Deus acima de tudo’, o Presidente ofendia as mulheres, debochava de pessoas que morriam asfixiadas, além de não demonstrar compaixão alguma com as quase 700 mil vidas perdidas para a Covid-19 e com os 33 milhões de pessoas famintas em seu país. Lembramos que o Brasil havia saído do mapa da fome em 2014, por acerto dos programas sociais de governos anteriores.”

A carta também critica a política armamentista defendida pelo presidente, os discursos de ódio e a disseminação de fake news, principal estratégia de comunicação do atual governo, que ‘fere o 8º mandamento, de não levantar falso testemunho’.

Os bispos cravam, por fim, que os cristãos têm capacidade de analisar qual dos dois projetos em disputa está mais próximo dos princípios humanistas e da ecologia integral.

“Não se trata de uma disputa religiosa, nem de mera opção partidária e, tampouco, de escolher o candidato perfeito, mas de uma decisão sobre o futuro de nosso país, da democracia e do povo. A Igreja não tem partido, nem nunca terá, porém, ela tem lado, e sempre terá: o lado da justiça e da paz, da verdade e da solidariedade, do amor e da igualdade, da liberdade religiosa e do Estado laico, da inclusão social e do bem viver para todos.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES