Bolsonaro, Alckmin, Marina e Dias são os que mais usam robô de spam

Geraldo Alckmin é o campeão no uso de bots, diz pesquisa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os perfis falsos controlados por computadores são a nova arma para controle de narrativa há algum tempo. Empresas e bancos se valem desse modus operandi, por exemplo, para crescer a base de fãs e usuários. Além das companhias, políticos e partidos também utilizam os bots para compartilhar notícias verdadeiras e falsas, mas que de alguma maneira sejam benéficas para si.

Segundo pesquisa da InternetLab, os candidatos à presidência do Brasil Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Marina Silva são os políticos brasileiros com maior porcentagem de bots nas redes sociais.

Entre os candidatos de maior expressão, Geraldo Alckmin é o campeão no uso de bots

Álvaro Dias (Podemos) lidera a lista: 64,3% de seus seguidores são robôs. Em segundo lugar, Geraldo Alckmin (PSDB) com 45,8%. Terceiro, Marina Silva (Rede) com 36,2% e, em quarto, Jair Bolsonaro (PSL) com 33,8%. O TOP 5 é fechado com Ciro Gomes (PDT) e seus 32,1%.

Do outro lado da tabela, o campeão em “confiabilidade” é Guilherme Boulos (PSOL), com 14%, João Amoedo (Novo) com 21% e Luís Inácio Lula da Silva (PT) com 22,1%.

“Sem pretensões de trazer conclusões sobre compras e usos de bots, nosso principal objetivo foi verificar se haviam bots seguindo os pré-candidatos e, se sim, quantos eles seriam. Para isso, desenvolvemos um sistema a partir das APIs7 públicas do Twitter e do Botometer, que, a partir de uma amostra aleatória dos seguidores de cada um dos candidatos, permitiu calcular a probabilidade de cada um deles ser bot", segundo o InternetLab.

O funcionamento de bots nas plataformas é muito diversificado, nem sempre eles são objeto de compra

"Com esse conjunto de dados elaboramos três tipos de análises: estimamos estatisticamente a quantidade de prováveis robôs que seguem cada pré-candidato; mapeamos essa rede seguidores bots com base em quem eles seguem em comum; e, por fim, identificamos a ordem na qual cada conta - seja ela bot ou não - seguiu determinado pré-candidato e cruzamos essa informação com a probabilidade de cada uma delas ser totalmente automatizada ou não”, disse o InternetLab

Porcentagem de seguidores falsos

No compasso de “quantos mais seguidores mais bots”, o gráfico fica da seguinte maneira ao unirmos seguidores reais e robôs:

Porcentagem entre seguidores reais e falsos

Em números

Quando falamos sobre números médios de seguidores falsos, o TOP 3 fica da seguinte maneira:

Geraldo Alckmin: 455.041

Marina Silva: 693.191

Jair Bolsonaro: 401.855

E os candidatos com menos seguidores falsos são:

Guilherme Boulos: 9.185

João Amoêdo: 14.532

Ciro Gomes: 53.003

“O funcionamento de bots nas plataformas é muito diversificado, nem sempre eles são objeto de compra, podendo seguir usuários e interagir com conteúdos com base em palavras-chave, assunto, conjuntos de interesse etc. Mapear esses bots a partir de quem eles seguem em comum pode levantar pistas sobre isso. Há mais chances de que eles sejam ativados a partir de palavras-chave ou temas em comum, por exemplo, se eles seguem mais de um perfil com características semelhantes”, adiciona o InternetLab.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES